Home
Apresentação
O Projeto Eliseu Visconti
Sobre o Pintor
Visconti e o Impressionismo
Visconti e o Modernismo
Visconti e o Design
Biografia
Primeiros Tempos
O Prêmio de Viagem
Entre a França e o Brasil
Maturidade
Personalidade
Obra
Visconti Pintor
Introdução
1885-1892 - Formação
1893-1900 - Aperfeiçoamento
1901-1912 - Estabilidade
1913-1920 - Novo Desafio
1921-1928 - Consagração
1929-1936 - Prestígio
1937-1944 - Deleite
Visconti Designer
Introdução
Cartazes e Artes Gráficas
Selos Postais
Design de Impressos
Padrões Gráficos
Design de Produto
O Theatro Municipal
Primeiro Ato
Pano de Boca
Plafond
Friso Sobre o Proscênio
Foyer
Visconti e a Cidade do Rio
Catálogo Raisonné
Pesquisar Obra
Exposições Individuais
Exposições Coletivas
Coleções Públicas
Publicações
Documentos
Documentos Pessoais
Correspondências (Até 1900)
Correspondências (1901 a 1920)
Correspondências (Após 1920)
Prêmios
Convites e Catálogos
Instruções Sobre o Catálogo
Instruções para Registro de Obra
Cronologia
Críticas
Até 1960
Gonzaga Duque
Oswaldo Teixeira I
Mário Pedrosa
Fléxa Ribeiro
Flávio de Aquino
Herman Lima
Quirino Campofiorito
Lygia Martins Costa
Carlos Drummond de Andrade
José Simeão Leal
Frederico Barata
Oswaldo Teixeira II
Carlos da Silva Araújo
Adalberto Mattos
De 1961 a 1980
Hugo Auler
José Paulo M. Fonseca
Mário Barata
Clarival do Prado Valadares
Henrique Campos Cavalleiro
Frederico Morais
José Roberto Teixeira Leite
De 1981 a 2010
Tobias d’Ângelo Visconti
Leonardo Visconti Cavalleiro
Mirian N. Seraphim I
Ferreira Gullar I
Tobias Stourdzé Visconti
Paulo Herkenhoff
Rafael Cardoso I
Irma Arestizabal
Guilherme Cunha Lima
Após 2010
Ana Maria Tavares Cavalcanti I
Rafael Cardoso II
Jorge Coli
Vera Beatriz Siqueira
Rafael Cardoso III
Mirian N. Seraphim II
Ferreira Gullar II
Luciano Migliaccio
Ana Maria Tavares Cavalcanti II
Sergio Miceli
Bibliografia
Catálogos
Livros
Textos Acadêmicos
Periódicos
Notícias
Créditos
Correspondências (De 1901 a 1920)
CR1901 - Carta de Gonzaga Duque a Eliseu Visconti comentando sobre a exposição de Visconti de 1901- 25 de junho de 1901
CR1901B - Carta de Gonzaga Duque a Eliseu Visconti apresentando seu livro “Mocidade Morta” – 29 de junho de 1901
CR1903 - Carta de Eliseu Visconti a Freitas Valle, sobre o oferecimento de uma obra ao futuro Senador – 8 de abril de 1903
CR1904 - Carta do Maestro Alberto Nepomuceno a Visconti, parabenizando-o pela medalha de ouro na Exposição de Saint Louis/EUA – 20 de dezembro de 1904
CR1905 - Carta de Francisco Guimarães comunicando a Visconti o convite para executar as decorações do Theatro Municipal – 16 de junho de 1905
CR1905A - Carta de Eliseu Visconti a Francisco Oliveira Passos aceitando o convite para executar as decorações do Theatro Municipal – 4 de outubro de 1905
CR1905B - Carta de Eliseu Visconti a Francisco Oliveira Passos comunicando que virá ao Brasil submeter os primeiros esboços para as decorações do Theatro Municipal – 8 de dezembro de 1905
CR1906 - Carta-contrato do Engº Francisco Oliveira Passos a Visconti aceitando a proposta do artista para execução das pinturas da sala de espetáculos do Theatro Municipal do Rio de Janeiro – 23 de abril de 1906
CR1906A - Carta de Eliseu Visconti a Francisco Oliveira Passos comunicando sua próxima vinda ao Rio de Janeiro – 13 de janeiro de 1906
CR1906AA - Carta de Eliseu Visconti a Francisco Oliveira Passos solicitando uma definição em relação aos triângulos do teto do Theatro Municipal – 6 de julho de 1906
CR1906B - Carta de Eliseu Visconti a Francisco Oliveira Passos solicitando prorrogação de prazo para os trabalhos do Theatro – 27 de julho de 1906
CR1906C - Carta de Eliseu Visconti a Francisco Oliveira Passos insistindo na definição da cúpula e dos triângulos – 24 de agosto de 1906
CR1906D - Carta de Eliseu Visconti a Francisco Oliveira Passos queixando-se das indefinições e solicitando prorrogação do prazo para entrega dos trabalhos – 30 de agosto de 1906
CR1906E - Carta de Eliseu Visconti a Francisco Oliveira Passos queixando-se dos prejuízos que acarretarão a demora na definição das dimensões do plafond – 31 de agosto de 1906
CR1906F - Carta de Eliseu Visconti a Francisco Oliveira Passos comentando sobre os novos projetos para o plafond – 27 de setembro de 1906
CR1906G - Carta de Eliseu Visconti a Francisco Oliveira Passos acusando recebimento de telegrama prorrogando o prazo para entrega dos trabalhos do Theatro – 04 de outubro de 1906
CR1906H - Carta de Eliseu Visconti a Francisco Oliveira Passos comunicando a eliminação da moldura da frisa – 25 de outubro de 1906
CR1906I - Carta de Eliseu Visconti a Francisco Oliveira Passos comunicando o recebimento do plano 421bis – 16 de novembro de 1906
CR1906J - Carta de Rodolpho Bernardelli a Eliseu Visconti, comunicando-lhe a nomeação para professor de pintura da ENBA – 14 de junho de 1906
CR1906JJ - Carta de Eliseu Visconti comunicando que aceita reger a cadeira de pintura da Escola Nacional de Belas Artes – 6 de julho de 1906
CR1906K - Carta de Félix Bernardelli a Eliseu Visconti, enviada do México – 13 de julho de 1906
CR1907 - Carta criticando negros no Pano de Boca – 22 de julho de 1907
CR1907A - Carta de Francisco Guimarães a Visconti solicitando modificar o pano de boca – 11 de agosto de 1907
CR1907B - Carta de Eliseu Visconti a Francisco Oliveira Passos agradecendo a prorrogação do prazo e relatando a situação em que se encontravam os trabalhos do Theatro Municipal – 3 de janeiro de 1907
CR1907C - Carta de Eliseu Visconti a Francisco Oliveira Passos argumentando sobre a inconveniência de se realizar exposição dos trabalhos do Theatro em local fora do atelier de Paris – 21 de junho de 1907
CR1907D - Carta de Eliseu Visconti a Francisco Oliveira Passos comunicando que poderá realizar a exposição dos trabalhos do Theatro em seu atelier de Paris – 4 de julho de 1907
CR1907E - Carta de Eliseu Visconti a Francisco Oliveira Passos após o encerramento da exposição dos trabalhos do Theatro, realizada em seu atelier de Paris, rebatendo as críticas que recebeu o pano de boca – 9 de agosto de 1907
CR1907F - Carta de Eliseu Visconti a Francisco Oliveira Passos afirmando que a exposição dos trabalhos do Theatro em Paris foi estimulante propaganda para o Brasil – 16 de agosto de 1907
CR1907G - Carta de Eliseu Visconti a Francisco Oliveira Passos comentando sobre as críticas que o pano de boca recebeu – 4 de setembro de 1907
CR1907H - Carta de Eliseu Visconti a Francisco Oliveira Passos comunicando sua partida de Paris com as decorações do Theatro Municipal – 26 de setembro de 1907
CR1907I - Carta de Eliseu Visconti a Francisco Oliveira Passos solicitando o material para colocação das pinturas no Theatro Municipal – 10 de dezembro de 1907
CR1907J - Carta de Jeanne Benjamin Constant a Eliseu Visconti, demonstrando contrariedade com a opinião de Visconti sobre o ateliê de Neuilly – 12 de março de 1907
CR1908 - Carta de Eliseu Visconti a Francisco Oliveira Passos solicitando o pagamento da última parcela e o levantamento da hipoteca do imóvel de seu irmão dado em garantia para a execução dos trabalhos do Theatro Municipal – 1908
CR1908A - Carta de Visconti a Gonzaga Duque comentando sobre o retrato do crítico de arte – 23 de novembro de 1908
CR1908B - Carta de Eliseu Visconti a Francisco Oliveira Passos solicitando autorização para reproduzir as fotos das pinturas no Theatro Municipal – 23 de novembro de 1908
CR1908C - Carta de Francisco Oliveira Passos a Visconti autorizando a reprodução de fotos das pinturas do Theatro Municipal – 12 de dezembro de 1908
CR1909 - Carta de Rodolpho Bernardelli a Eliseu Visconti – 15 de janeiro de 1909
CR1909A - Cartão de Angelina Agostini para Eliseu Visconti – 10 de julho de 1909
CR1909B - Carta de Gonzaga Duque a Eliseu Visconti solicitando encontro entre as famílias – 5 de março de 1909
CR1909C - Carta de Eliseu Visconti para Gonzaga Duque acertando encontro entre as famílias – 24 de maio de 1909
CR1910 - Carta de Gonzaga Duque a Eliseu Visconti, apresentando Sylvia Meyer – 27 de fevereiro de 1910
CR1911 - Cartão de Amadeu Amaral a Eliseu Visconti – Comunica a inscrição de Visconti na 1ª Exposição Brasileira de Belas Artes – 10 de novembro de 1911
CR1911A - Cartão de Amadeu Amaral a Eliseu Visconti – Aquisição da tela “Maternidade” – 31 de dezembro de 1911
CR1911B - Carta do Consul Geral do Chile comunicando estar disponível para Visconti a verba referente à venda de “Sonho Místico” – 15 de maio de 1911
CR1912 - Carta de Eliseu Visconti a Amadeu Amaral – Incidente com Freitas Valle – 20 de janeiro de 1912
CR1912A - Carta de Machado para Eliseu Visconti sobre a aquisição de “Maternidade” pelo Governo de São Paulo – Incidente com Freitas Valle – 26 de janeiro de 1912
CR1912B - Carta de Júlio Micheli, tesoureiro da Exposição Brasileira de Belas Artes, a Visconti, enviando o cheque referente à aquisição da obra “Maternidade” – 21 de março de 1912
CR1912C - Carta de Fedora do Rego Monteiro para Eliseu Visconti – 17 de junho de 1912
CR1913 - Carta-contrato para execução dos painéis do foyer do Theatro Municipal do Rio de Janeiro – 13 de fevereiro de 1913
CR1913A - Cartão do Prefeito Pereira Passos a Visconti felicitando-o pela encomenda do foyer do Theatro Municipal – 6 de janeiro de 1913
CR1914 - Carta de Eliseu Visconti ao Ministro da Justiça e Negócios Interiores solicitando demissão do cargo que ocupa na Escola Nacional de Belas Artes – 23 de julho de 1914
CR1914A - Carta ao Ministro de Estado da Justiça e Negócios Interiores comunicando o pedido de demissão de Visconti da cadeira de pintura da Escola Nacional de Belas Artes – 15 de agosto de 1914
CR1916 - Carta de Eliseu Visconti a Raul Cardoso comunicando sua intenção de permanecer na França após a entrega das pinturas do foyer do Theatro Municipal – 31 de maio de 1916
CR1920 - Carta de Gaspar Coelho de Magalhães a Eliseu Visconti – 7 de julho de 1920