CR1909A - Cartão de Angelina Agostini para Eliseu Visconti – 10 de julho de 1909

  • Tipo de Documento Correspondências - De 1901 a 1920
  • Ano 1909
  • Acervo Projeto Eliseu Visconti

Da esquerda para a direita: Angelina Agostini (filha de Angelo Agostini, então com 5 anos de idade), D. Celestina Bernardelli (mãe dos Bernardelli), a babá de Angelina, Eduardo (filho de Angelo Agostini), Angelo Agostini, Félix Bernardelli e Eliseu Visconti. Paris 1893.

Cartão - verso

 

 

 

 

 

Angelina Agostini, pintora, escultora e desenhista, filha dos também artistas Angelo Agostini e Abigail de Andrade, era aluna de Eliseu Visconti na Escola Nacional de Belas Artes em 1909. Foi quando redigiu este pequeno cartão a Visconti, informando sobre o adiamento de uma composição que o professor solicitara. Mas Angelina já conhecia Visconti desde 1893 quando, aos cinco anos de idade, acompanhou seus pais em viagem a Paris. Na capital francesa encontraram-se com Visconti, que iniciava sua bolsa de estudos.
O cartão de Angelina para Visconti está transcrito a seguir:

Ao Illmo Snr. Visconti

Por motivos independentes de minha vontade não me era possível concluir a composição para segunda-feira. Tendo feito ver aos meus colegas que seria de vantagem para todos um pequeno adiamento, ficou resolvido que os trabalhos serão apresentados 4ª feira e não 2ª feira como esperava o nosso Professor.
Vindo fazê-lo sabedor deste acordo, subscrevo-me aluna e sempre admiradora

Angelina Agostini

10/7/909

Fale Conosco