CR1907F - Carta de Eliseu Visconti a Francisco Oliveira Passos afirmando que a exposição dos trabalhos do Theatro em Paris foi estimulante propaganda para o Brasil – 16 de agosto de 1907

  • Tipo de Documento Correspondências - De 1901 a 1920
  • Ano 1907
  • Acervo Centro de Documentação da Fundação Teatro Municipal do Rio de Janeiro

Destaca-se nesta carta a resposta de Visconti à observação de Oliveira Passos colocada à lápis azul sobre a primeira página de uma carta anterior [CR1907D], negando os direitos do fotógrafo em reproduzir as pinturas do Theatro. Visconti enfatiza que a exposição foi uma grande propaganda intelectual para o Brasil, o que procura comprovar encaminhando ao Engº Oliveira Passos vários jornais franceses que noticiaram o evento.

Neuilly, 16 – 08 – 907
Illmo Snr Dr Oliveira Passos.
Accuso o recebimento de sua carta de 23 de Julho.
Acabo de receber um pedido do jornal “L’Art Decoratif” solicitando a reprodução de meus trabalhos em numero especial; nada quis autorizar sem o seu consentimento; caso isso lhe seja agradável me fará o obsequio de responder-me sem demora.
O photographo que está fazendo a reprodução dos meus trabalhos não terá direito algum de reproduzir, por qualquer processo; as decorações do Theatro Municipal o Dr esteja tranquillo sobre este ponto.
Quanto ao que o Dr me diz que as dimensões que citei “ não convem a revista Kosmos” sinto bastante porem isso não tem a menor importancia, uma photographia amplia-se ou reduz-se a vontade
Estou certo que o Dr se interessará para que eu seje reembolsado da quantia dispendida com a minha exposição, e que está longe de ser uma vaidade pessoal foi uma estimulante propaganda intellectual para nossa terra.
Pelo correio passado enviei-lhe alguns jornais que fallam da exposição e seguem outros. Em sua carta de 28 de Maio findo dizia-me ter remettido um vale postal de 45 cs, nada recebi até hoje.
Eu parto em fim de 7bro até esta data ainda posso receber carta.
Sou com estima e muita consideração
Amigo obrigado
E. Visconti

Fale Conosco