CR1906D - Carta de Eliseu Visconti a Francisco Oliveira Passos queixando-se das indefinições e solicitando prorrogação do prazo para entrega dos trabalhos – 30 de agosto de 1906

  • Tipo de Documento Correspondências - De 1901 a 1920
  • Ano 1906
  • Acervo Centro de Documentação da Fundação Teatro Municipal do Rio de Janeiro

Nesta carta Visconti reclama de forma mais incisiva da falta de definição para os triângulos e para o teto do Theatro, relata que se concentrou no friso sobre o proscênio, o qual estaria bastante adiantado, mas pede para que todos os trabalhos sejam entregues somente em setembro de 1907. Pelo contrato inicial, apenas o pano de boca seria entregue em 10 setembro de 1907, sendo que os demais trabalhos deveriam ser entregues antes, em 31 de maio de 1907.

Paris, 30 – 8 – 906
Illmo Snr Dr Oliveira Passos.
Accuso o recebimento de sua carta datada de 8 do corrente accompanhada de um desenho sob o nº 399.
O Dr diz que me não tenha adiantado além dos estudos preliminares e espera que as suas modificações não me causem incommodo algum; engana-se.
Certifico-lhe que a phase preliminar do meu trabalho terminou com as esquisses que lhe submetti.
Tudo o que tenho feito até a data supra é definitivo.
A prova disto é, que vendo-me impedido, por sua ordem, por carta e thelegramma, suspendi os Triangulos e o Tecto cujos estudos para o corte das telas ficaram completamente inutilizados.
Dei começo á Frisa de 15 metros sobre o panno de bocca. Esta Frisa acha-se bastante adiantada; a composição já está transladada sobre a tela e grande parte da composição executada definitivamente.
As “pequenas modificações” de que falla o Dr, vieram-me causar não pequena perca de tempo com a sua transformação de plano do Tecto.
Evidentemente, se não fossem todos estes incidentes, o meu trabalho estaria num ponto bem equilibrado vis-a-vis do nosso contracto.
É por isto é que lhe fiz sentir em uma minha anterior, a necessidade de me conceder, a mais, este tempo perdido, apresentando todos os mencionados no contracto, n’uma só epoca, isto é: em settembro de 1907.
Conscio de toda a sinceridade da parte do Dr Oliveira Passos, ouso esperar uma resposta favoravel e urgente.
Amigo e criado
E. Visconti

Fale Conosco