CR1906J - Carta de Rodolpho Bernardelli a Eliseu Visconti, comunicando-lhe a nomeação para professor de pintura da ENBA – 14 de junho de 1906

  • Tipo de Documento Correspondências - De 1901 a 1920
  • Ano 1906
  • Acervo Museu Nacional de Belas Artes - Rio de Janeiro

Página 2

Visconti, ainda em Paris executando os trabalhos para a sala de espetáculos do Theatro Municipal, foi eleito pelo Conselho da ENBA como professor de Pintura, em junho de 1906. Mas só assumiu a cadeira quando voltou ao Brasil, começando a lecionar, efetivamente, em março de 1908. Nesta carta Rodolpho Bernardelli comunica formalmente a Visconti sua eleição.

Directoria da Escola Nacional de Bellas Artes 
Rio 14 6/06
Illmo. Senhor E. Visconti:
Comprimentando-o tendo o prazer de lhe communicar como amigo alem de o ter feito officialmente que foi V. S. eleito professor de uma das aulas de Pintura, em substituição do Prof. H. Bernardelli que terminou no dia 8 deste mez o seu tempo conforme os nossos regulamentos; a fim de não perturbar os estudos, gentilmente accedeu ao pedido que lhe fizemos de continuar interinamente a lecionar até que V. S. venha tomar conta do lugar.
Queira aceitar as minhas felicitações e espero que por volta do Correio nos responda; da secretaria do Governo já lhe terá sido feita a communicação do occorrido por intermedio da Legação, onde o senhor poderá tomar posse, e ao mesmo tempo, deverá officiar me, pedindo licença por se achar concluindo trabalhos.
Amio e collega
Prof. Rod. Bernardelli

Fale Conosco