CR1910 - Carta de Gonzaga Duque a Eliseu Visconti, apresentando Sylvia Meyer – 27 de fevereiro de 1910

  • Tipo de Documento Correspondências - De 1901 a 1920
  • Ano 1910
  • Acervo Museu Nacional de Belas Artes - Rio de Janeiro

Pags. 2 e 3Nesta carta do início de 1910, Gonzaga Duque apresenta a ainda estudante Sylvia Meyer, como pretendente a cursar as aulas de Visconti na Escola Nacional de Belas Artes. Sylvia efetivamente se tornaria aluna de Eliseu Visconti ainda naquele ano, como mostra a foto de alguns alunos do artista publicada na Revista Fonfon. Abaixo, a transcrição da carta e a foto.

Em 27 de Fevereiro de 1910
Meu bom amigo e illustre professor Visconti
Honra-me e alegra-me o traçar destas linhas, porque ellas, sobre serem dirigidas a tão grande artista e bom amigo, vão apresentar-lhe Mlle. Sylvia Meyer, filha do meu amigo, o caritativo e illustre dr. Filippe Meyer.
ALUNOS DE VISCONTI - c.1910Mlle. Sylvia me parece um raro temperamento de artista e disso me convenço á vista dos seus progressos em um anno de estudos com o professor Amoêdo. Mas, Mlle. Sylvia, tem o idéal mais vasto do que as habilidosas do seu sexo, deseja completar os seus estudos e o merito do meu caro Visconti fascina a sua alma de jovem e de apaixonada pela Arte. Ella pretende entrar para a aula do meu amigo, na Escola Nacional de Bellas Artes, em que conta ter grande aproveitamento. Só isso provaria a inclinação irresistivel de Mlle. Sylvia para a pintura. Aqui a trago com estas linhas para que o meu illustre amigo se digne acolhêl-a e explicar lhe as condições dessa matricula.
E por essa gentileza sou, como sempre,
Agradecido amigo e admor
Gonzaga Duque
PS. Não o fui procurar, conforme prometti, por motivos independentes da minha vontade. Explicar-lh’os-ei depois. Honre me comprimentando Mme Luiza, e beijando a Yvonne.
Sempre grato, muito amigo e admor
GD

Fale Conosco