CR1906JJ - Carta de Eliseu Visconti comunicando que aceita reger a cadeira de pintura da Escola Nacional de Belas Artes – 6 de julho de 1906

  • Tipo de Documento Correspondências - De 1901 a 1920
  • Ano 1906
  • Acervo Museu D. João VI - Escola de Belas Artes - Rio de Janeiro

Em junho de 1906 Visconti, ainda em Paris executando os trabalhos para a sala de espetáculos do Theatro Municipal, foi eleito pelo Conselho da Escola Nacional de Belas Artes para substituir Henrique Bernardelli na 1ª Cadeira de Pintura da Escola. Mas só assumiu a cadeira quando voltou ao Brasil, começando a lecionar, efetivamente, em março de 1908.
Nesta carta o artista comunica ao Diretor da ENBA o motivo pelo qual não poderia de imediato assumir a cadeira de pintura, pois os trabalhos do Theatro tinham previsão de conclusão somente em setembro de 1907.
Visconti retornaria ao Brasil em outubro de 1907, com o objetivo de orientar os trabalhos de colocação dos painéis no Theatro Municipal e assumir o magistério.
A carta de Visconti está transcrita a seguir:

Exmo. Sr. Diretor da Escola
Nacional de Bellas Artes

Comunico a V. Excia. que recebi o ofício em que me participa que o Conselho Escolar desse estabelecimento me honrou para reger a cadeira de pintura dessa Escola.
Ora, achando-me comprometido com os trabalhos decorativos do Theatro Municipal só poderei tomar posse da referida cadeira em setembro de 1907, se assim o permitir o Exmo. Ministro do Interior, a quem já tornei ciente por telegrama de 21 de junho do próximo passado, e para esse fim peço a intervenção de V. Excia.
Aproveito o ensejo para agradecer a elevada honra com que o Conselho Escolar dignou-se distinguir-me.
Subscrevo-me de V. Excia.

E. Visconti

Paris, 6-7-1906.

                   38, Boulevard du Chateau

                             Neuilly – Seine

Fale Conosco