Utilize o campo abaixo para pesquisar obras por título ou código de identificação:

Selecione uma ou mais características para filtrar a sua pesquisa.

P712 - A Dança das Horas – Plafond (teto) sobre a plateia do Theatro Municipal do Rio de Janeiro


Assinatura

Inscrições

Junto à assinatura, a data "1908". Visconti assinou "E. D'ANGELO VISCONTI".

Localização Atual Exposições Individuais Publicações Comentários

Em junho de 1905, Visconti recebeu do Prefeito do então Distrito Federal, Engº Francisco Pereira Passos, o convite para executar todas as decorações da sala de espetáculos do Theatro Municipal do Rio de Janeiro. Além do pano de boca, foram executadas por Visconti as decorações do plafond (teto) sobre a platéia, do friso sobre o proscênio (acima da boca de cena) e dos triângulos do teto. Os trabalhos foram realizados em Paris, entre 1905 e 1907, em atelier alugado que pertencera a Puvis de Chauvannes, em Neuilly. Numa segunda etapa, entre 1913 e 1916, Visconti executaria também as decorações do foyer do Theatro.
Plafond - Detalhe - Dança das HorasA pintura do plafond, de formato oval, cujo eixo maior externo tem quase quinze metros de comprimento, foi executada em oito seções que deveriam ser dimensionadas para se encaixarem perfeitamente. Nesta decoração, denominada por Visconti de A Dança das Horas, o estilo pontilhista que usou é de grandiosa execução e a concepção artística sumamente feliz. Os personagens dançam interligados, ao passar dos dias e das noites, em eterno movimento, lembrando “a ronda dos destinos humanos”. As horas correspondentes aos dias estão representadas em cores claras, e as das noites, em cores de leve penumbra.
A colocação dos painéis do plafond foi executada entre 27 de janeiro e 3 de fevereiro de 1908 pela técnica do marouflage, que possibilitava a execução das pinturas decorativas sobre telas para, posteriormente, serem coladas sobre as paredes às quais se destinavam. À exceção do pano de boca, todas as pinturas de Visconti no Theatro foram colocadas seguindo a mesma técnica.
Clique aqui para mais informações sobre o plafond do Theatro Municipal.


Obras Relacionadas


Documentos Relacionados

Fale Conosco