Utilize o campo abaixo para pesquisar obras por título ou código de identificação:

Selecione uma ou mais características para filtrar a sua pesquisa.

P709 - O Drama – Inspiração Poética – Painel lateral do foyer do Theatro Municipal do Rio de Janeiro


Assinatura

Inscrições

No canto inferior direito, "Rio 1916".
No canto superior esquerdo, "Rio - 1916".

Localização Atual Exposições Individuais Publicações Comentários

Inaugurado o Theatro Municipal em 14 de julho de 1909, somente ao final de 1912 é aberto concurso para as decorações internas do foyer. Concorrem Eliseu Visconti e Rodolpho Amoedo, este com três estudos hoje pertencentes ao Museu Nacional de Belas Artes. Visconti apresenta um estudo a óleo (acervo do Centro de Documentação da Fundação Theatro Municipal) e é selecionado.
A decoração do foyer seria composta por um grande painel central, representando A Música [P708], e por dois painéis laterais, menores, simbolizando A Arte Lírica (Inspiração Musical) [P710] e O Drama (Inspiração Poética) [P709]. Os motivos dos painéis se complementam, evoluindo em irresistível e melodiosa atmosfera. A fluidez da luz é completa e a impressão do conjunto é de uma grande doçura.
Neste painel, em uma sinopse da Divina Comédia, Dante é representado ao centro, de perfil, após sua jornada pelo inferno e purgatório tendo como guia o poeta romano Virgílio. O poeta é impedido de  entrar no céu por ser pagão e Dante passa a ser  conduzido por Beatriz, figura mais à direita do painel, sua amada quando estava na Terra, que o leva pelos vários céus do paraíso.
Visconti com o painel lateral do foyer "O Drama".Dentre os trabalhos realizados na reforma empreendida no Theatro Municipal do Rio de Janeiro para comemoração do seu centenário, em 2009, destacou-se a restauração deste painel lateral, seriamente danificado por ter sido atingido durante longos anos por infiltrações na cobertura do Theatro. A restauração dos painéis laterais do foyer e a revitalização das demais pinturas de Visconti tiveram a coordenação da Holos Consultores Associados, e os trabalhos foram desenvolvidos pelas equipes de Maria Cristina da Silva Graça e de Humberto Farias de Carvalho. Todos os trabalhos de restauro contaram com a supervisão e a consultoria dos Professores Edson Motta Júnior e Cláudio Valério Teixeira.
Clique aqui para mais informações sobre os painéis do foyer do Theatro Municipal.


Obras Relacionadas


Documentos Relacionados