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No canto inferior direito, "Rio 1916".
No canto superior esquerdo, "Rio - 1916".
Inaugurado o Theatro Municipal em 14 de julho de 1909, somente ao final de 1912 a prefeitura do antigo Distrito Federal solicita propostas para as decorações internas do foyer. Eliseu Visconti e Rodolpho Amoedo apresentam propostas, este último com três estudos hoje pertencentes ao Museu Nacional de Belas Artes. Visconti apresenta um estudo a óleo (acervo do Centro de Documentação da Fundação Theatro Municipal) e é selecionado.
A decoração do foyer seria composta por um grande painel central, representando A Música [P708], e por dois painéis laterais, menores, simbolizando A Arte Lírica (Inspiração Musical) [P710] e O Drama (Inspiração Poética) [P709]. Os motivos dos painéis se complementam, evoluindo em irresistível e melodiosa atmosfera. A fluidez da luz é completa e a impressão do conjunto é de uma grande doçura.
Neste painel, em uma sinopse da Divina Comédia, Dante é representado ao centro, de perfil, após sua jornada pelo inferno e purgatório tendo como guia o poeta romano Virgílio. O poeta é impedido de entrar no céu por ser pagão e Dante passa a ser conduzido por Beatriz, figura mais à direita do painel, sua amada quando estava na Terra, que o leva pelos vários céus do paraíso.
Dentre os trabalhos realizados na reforma empreendida no Theatro Municipal do Rio de Janeiro para comemoração do seu centenário, em 2009, destacou-se a restauração deste painel lateral, seriamente danificado por ter sido atingido durante longos anos por infiltrações na cobertura do Theatro. A restauração dos painéis laterais do foyer e a revitalização das demais pinturas de Visconti tiveram a coordenação da Holos Consultores Associados, e os trabalhos foram desenvolvidos pelas equipes de Maria Cristina da Silva Graça e de Humberto Farias de Carvalho. Todos os trabalhos de restauro contaram com a supervisão e a consultoria dos Professores Edson Motta Júnior e Cláudio Valério Teixeira. A revista Veja, em sua edição de 10 de fevereiro de 2010, publicou matéria do jornalista Marcelo Bortoloti sobre a restauração empreendida nos painéis do foyer.
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