Utilize o campo abaixo para pesquisar obras por título ou código de identificação:
Selecione uma ou mais características para filtrar a sua pesquisa.
Junto à assinatura, "Rio, 1916".
Localização Atual Exposições Individuais PublicaçõesInaugurado o Theatro Municipal em 14 de julho de 1909, somente ao final de 1912 a prefeitura do antigo Distrito Federal solicita propostas para as decorações internas do foyer. Eliseu Visconti e Rodolpho Amoedo apresentam propostas, este último com três estudos hoje pertencentes ao Museu Nacional de Belas Artes. Visconti apresenta um estudo a óleo [P704] (acervo do Centro de Documentação da Fundação Theatro Municipal) e é selecionado.
A decoração do foyer seria composta por um grande painel central, representando A Música [P708], e por dois painéis laterais, menores, simbolizando A Arte Lírica (Inspiração Musical) e O Drama (Inspiração Poética) [P709]. Os motivos dos painéis se complementam, evoluindo em irresistível e melodiosa atmosfera. A fluidez da luz é completa e a impressão do conjunto é de uma grande doçura.
Neste painel, Visconti simboliza a inspiração musical através da representação das três sereias, filhas do rio Achelous e da musa Calíope, que habitavam os rochedos entre a ilha de Capri e a costa da Itália. Eram tão lindas e cantavam com tanta doçura que atraíam os tripulantes dos navios que por lá passavam. Encantados com os cânticos, não conseguiam evitar que os navios colidissem com os rochedos e afundassem. As sereias representam na cultura contemporânea o sexo e a sensualidade.
Dentre os trabalhos realizados na reforma empreendida no Theatro Municipal do Rio de Janeiro para comemoração do seu centenário, em 2009, destacou-se a restauração deste painel lateral, seriamente danificado por rachaduras e perdas pictóricas. A restauração dos painéis laterais do foyer e a revitalização das demais pinturas de Visconti tiveram a coordenação da Holos Consultores Associados, e os trabalhos foram desenvolvidos pelas equipes de Maria Cristina da Silva Graça e de Humberto Farias de Carvalho. Todos os trabalhos de restauro contaram com a supervisão e a consultoria dos Professores Edson Motta Júnior e Cláudio Valério Teixeira. A revista Veja, em sua edição de 10 de fevereiro de 2010, publicou matéria do jornalista Marcelo Bortoloti sobre a restauração empreendida nos painéis do foyer.
Clique aqui para mais informações sobre os painéis do foyer do Theatro Municipal.