CR1882 - Carta da Baronesa de Guararema a Marianella, irmã de Eliseu Visconti – 3 de março de 1882

  • Tipo de Documento Correspondências - Até 1900
  • Ano 1882
  • Acervo Reprodução do documento no acervo do Projeto Eliseu Visconti

CARTA DA BARONESA A MARIANELLA - PÁG. 2
CARTA DA BARONESA A MARIANELLA – PÁG. 2

A importância desta carta está na menção que a Baronesa faz às aulas de Visconti no Liceu de Artes e Ofícios do Rio de Janeiro. Por persistirem casos de febre amarela na cidade, a protetora de Visconti não permite que ele retome às aulas do Liceu naquele início de 1882. A interpretação isolada da carta poderia levar à conclusão de que Visconti somente iniciaria as aulas no Liceu em 1883, como constava na antiga biografia do artista.  Mas, de acordo com o almanaque do Liceu de 1883, Visconti já recebe uma medalha da Instituição nas festividades de 1883, referente a trabalhos realizados em 1882. Assim, a análise conjunta dos dois documentos permitiram concluir que a matrícula de Visconti no Liceu deu-se ainda em 1882. Abaixo, a transcrição da carta.

Minha Boa Marinella
Corte, 3 de março de 1882.

Estes dias recebi uma carta do Elizeu, elle pedia me que queria voltar, por causa das aulas do Liceu, porem eu não o quis porque reina ainda aqui alguns cazos de febre amarella, porem quando Seu ? ahi for, pedirei a elle p trazello.
Agora quero saber como vão de saúde se já esta mais gorda e se já gozas melhor saúde e se o Alfonso continua sempre forte.Voce não tem cumprido o seu dever pois desde que daqui sahistes ainda não tivestes animo de pegares na pena para me escreveres. Marinella l’ingratitudine e una cattiva cosa, eu que sempre continuo doente tenho sempre alguns momentos pª te escrever e aconselhar-te que não falles demais e que sejas sempre bem criada para com todos ,para seres respeitada e amada de todos que te conhecerem. Diz ao Seu Manuel Antonio que me mande um capado, alguns frangos e ovos se houverem e também banha de porco.
Adeus mª ba Marinella suada ao Seu Manuel A, D. Thereza, Alfonso, Elizeu e todos os músicos e você aceita um abraço e a estima da
Baroneza de Guararema

Fale Conosco