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P414 - Leitura à beira do rio


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Procedência

Coleção Eliseu Scarpa

Localização Atual Exposições Individuais Publicações Comentários

Uma jovem (certamente tendo Yvonne por modelo), de vestido branco e chapéu avermelhado, lê à sombra das árvores e à margem das águas calmas. Seus belíssimos reflexos, de rico colorido, ocupam metade da área da tela, em primeiro plano. Sua composição lembra a de O lago de Montgeron, criada em 1876 por Claude Monet, em que uma figura aparece na margem oposta do lago, cujo espelho d’água reflete toda a vegetação circundante, como na pintura de Visconti. O tema da leitura sempre foi muito caro a Visconti, aparecendo desde o primeiro período de sua carreira [P902], e depois, tendo sempre uma protagonista mulher com um livro ou uma revista nas mãos [P914; P150; P149; P924; P116; P418], com exceção de um retrato de seu filho Tobias [P115]. Em alguns casos, como nesta pintura, a figura que lê, geralmente Yvonne, torna-se um detalhe na paisagem exuberante [P423; P148; P432; P912]. Existem ao menos mais duas pinturas de Visconti [P696; P400] que representam o mesmo trecho de paisagem.

No acervo do Projeto Eliseu Visconti, há uma fotografia de 1938, na qual o filho do pintor, Tobias, ocupa o lugar da figura feminina da pintura, exatamente no mesmo local – diante de um pequeno lago que fica no jardim da casa dos Palombe, família da esposa de Visconti, em Saint-Hubert, nos arredores de Paris. Quase setenta anos depois, Tobias, neto do pintor, posa no mesmo local, e revela que a vegetação circundante está bastante mudada, mas a proteção de pedras na margem do lago ainda se mantém preservada, cerca de noventa anos após a criação da pintura. A identificação da obra se deu a partir da pequena fotografia do álbum do Projeto Eliseu Visconti, com etiqueta manuscrita (106) correspondente à numeração do catálogo da Exposição Retrospectiva de 1949, que apresenta o título adotado aqui, por ser já conhecido, embora não seja o mais adequado, por se tratar de um lago, e não de um rio.


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