Utilize o campo abaixo para pesquisar obras por título ou código de identificação:

Selecione uma ou mais características para filtrar a sua pesquisa.

P696 - Musette


Assinatura

Procedência

Coleção Afonso d’Ângelo Visconti

Localização Atual Exposições Individuais Exposições Coletivas Comentários

Uma pequena paisagem, cuja metade inferior do suporte é tomada pelas águas de um lago e seus reflexos brilhantes, muito semelhante a outra maior [P414]. A única imagem em preto e branco que se tem desta pequena pintura não nos permite uma certeza, mas parece retratar o mesmo local, ou seja, a margem do lago situado no jardim da casa dos Palombe, pais de Louise, em Saint Hubert, nos arredores de Paris, representando a menina Yvonne, filha do pintor (que lê na paisagem maior), ajoelhada junto à margem, com uma mulher que lê, sentada ao leu lado. Provavelmente também, este mesmo local estaria ambientando uma outra cena do mesmo período [P400].

Esta obra, desconhecida até 2020, foi catalogada após ter sido comprovada sua participação na exposição da Sala Especial Eliseu Visconti, organizada por José Simeão Leal para a II Bienal de São Paulo. Isso foi possível após contato com a Fundação Bienal de São Paulo, que encaminhou ao Projeto Eliseu Visconti cromos dos seus arquivos, que mostram as obras de Visconti expostas na Sala Especial. As imagens destes cromos revelaram mais três obras de Visconti [P159, P590 e P695], inéditas para o Projeto, além de terem possibilitado a autenticação de um autorretrato [D007].

No catálogo da Sala Especial Eliseu Visconti esta pintura está registrada sob o número 18, com indicação de ser de 1895, em Teresópolis, o que seria impossível, pois nesta data Visconti estava na Europa. No entanto, no catálogo da exposição retrospectiva de 1949, a obra com o mesmo título e medidas é registrada sob o número 71, no período 1898-1908, segundo a classificação de Lygia Martins Costa à época, o que corresponde mais adequadamente à idade da menina “Musette” representada na pintura, que seria Yvonne por volta dos seis anos. A Comissão de Autenticação das Obras de Eliseu Visconti aprovou esta pintura na 39ª reunião, realizada em 6 de agosto de 2020.


Obras Relacionadas