Utilize o campo abaixo para pesquisar obras por título ou código de identificação:

Selecione uma ou mais características para filtrar a sua pesquisa.

D007 - Autorretrato c.1898


Assinatura

Procedência

Coleção Louise Visconti
Coleção Nelson Gavazonni

Localização Atual Exposições Individuais Comentários

Numa posição em quase perfil, Visconti se retratou aqui com a barba mais clara que os cabelos, como em outro pastel [D005] e um óleo [P003], ambos do mesmo período de seu aperfeiçoamento na Europa. A sobrancelha arqueada e o olhar de soslaio lhe dão um ar bem menos tranquilo que o de outro autorretrato da mesma época, desenho a carvão e giz [D002].

O autorretrato aqui em questão foi apresentado à Comissão de Autenticação das Obras de Eliseu Visconti em 2012, permanecendo em estudo até que a prova de sua autenticidade veio após um contato com a Fundação Bienal de São Paulo. Esta encaminhou ao Projeto Eliseu Visconti cromos dos seus arquivos, que mostram as obras expostas na Sala Especial Eliseu Visconti, organizada por José Simeão Leal durante a II Bienal de São Paulo. As imagens destes cromos, além de comprovarem a participação deste autorretrato na exposição, revelaram mais quatro obras de Visconti [P159, P590, P695 e P696], inéditas para o Projeto.

No catálogo da Sala Especial Eliseu Visconti este autorretrato está relacionado como a obra número 13, com indicação de ser um pastel, datado de 1898. Por sua técnica, dimensões e a procedência da coleção da viúva dos artista, registradas nos dois catálogos, é possível concluir que esta obra foi exposta também na Retrospectiva de 1949, sob o número 37. A Comissão de Autenticação das Obras de Eliseu Visconti aprovou sua autenticidade na 39ª reunião, realizada em 6 de agosto de 2020.


Obras Relacionadas