Utilize o campo abaixo para pesquisar obras por título ou código de identificação:

Selecione uma ou mais características para filtrar a sua pesquisa.

P116 - Meditando


Assinatura

Procedência

Coleção José Mariano Filho
Coleção José Mariano Neto
1996 (jul.) – Leilão da Bolsa de Arte, Rio de Janeiro

Localização Atual Exposições Individuais Exposições Coletivas Publicações Comentários

Esse retrato de Yvonne com um livro aberto nas mãos é uma sinfonia luminosa em verde e vermelho. Com a cabeça inclinada, seu olhar se dirige ao espectador, mas parece atravessá-lo, em busca de um mundo distante, recriado através da leitura. Certamente por esse motivo, a pintura acabou recebendo um título diferente daquele usado em sua primeira exibição. O vermelho do vestido listrado, da flor na lapela e do chapéu estampado, reflete-se poderosamente nas maçãs do rosto sereno. O verde circunda a figura, na paisagem ao fundo e na capa do livro. A sombra projetada pelo chapéu amplo, amarrado sob o queixo em laço de fita, é formada por lampejos de azul e verde, inclusive no rosto da jovem. Em várias outras pinturas a óleo, Visconti representou sua filha com um livro ou revista nas mãos [P150; P414; P139; P423; P148].

A pintura foi apresentada na exposição individual da Galeria Jorge, em 1920, sob o nº 19, como Leitura, tendo sido adquirida, segundo O Jornal, de 6 de agosto, por José Marianno. Nos catálogos das exposições retrospectivas de 1949 e 1954 foi registrada com a data de 1916. Por ocasião da Retrospectiva de 1949, Antonio Bento escreve sobre esse retrato: “É um problema de pintura integralmente realizado. Ninguém no Brasil atingira antes dêle a um domínio tão completo da côr.”

SALÃO DO SOLAR MONJOPEEsta obra aparece em foto do salão do Solar Monjope, no bairro do Jardim Botânico no Rio de Janeiro, na época em que pertencia a José Mariano Filho, que tinha relação de amizade com Eliseu Visconti.


Obras Relacionadas