Utilize o campo abaixo para pesquisar obras por título ou código de identificação:
Selecione uma ou mais características para filtrar a sua pesquisa.
Coleção José Mariano Filho
Coleção José Mariano Neto
1996 (jul.) – Leilão da Bolsa de Arte, Rio de Janeiro
Esse retrato de Yvonne com um livro aberto nas mãos é uma sinfonia luminosa em verde e vermelho. Com a cabeça inclinada, seu olhar se dirige ao espectador, mas parece atravessá-lo, em busca de um mundo distante, recriado através da leitura. Certamente por esse motivo, a pintura acabou recebendo um título diferente daquele usado em sua primeira exibição. O vermelho do vestido listrado, da flor na lapela e do chapéu estampado, reflete-se poderosamente nas maçãs do rosto sereno. O verde circunda a figura, na paisagem ao fundo e na capa do livro. A sombra projetada pelo chapéu amplo, amarrado sob o queixo em laço de fita, é formada por lampejos de azul e verde, inclusive no rosto da jovem. Em várias outras pinturas a óleo, Visconti representou sua filha com um livro ou revista nas mãos [P150; P414; P139; P423; P147; P148; P912].
A pintura foi apresentada na exposição individual da Galeria Jorge, em 1920, sob o nº 19, como Leitura, de acordo com sua reprodução na Revista da Semana, tendo sido adquirida, segundo O Jornal, de 6 de agosto, por José Marianno. Nos catálogos das exposições retrospectivas de 1949 e 1954 foi registrada com a data de 1916. Por ocasião da Retrospectiva de 1949, Antonio Bento escreve sobre esse retrato: “É um problema de pintura integralmente realizado. Ninguém no Brasil atingira antes dêle a um domínio tão completo da côr.”
Esta obra aparece em foto do salão do Solar Monjope, no bairro do Jardim Botânico no Rio de Janeiro, na época em que pertencia a José Mariano Filho, que tinha relação de amizade com Eliseu Visconti.