Utilize o campo abaixo para pesquisar obras por título ou código de identificação:

Selecione uma ou mais características para filtrar a sua pesquisa.

P115 - Meditação


Assinatura

Procedência

1949/1994 – Coleção Tobias Visconti
2004 (jul.) –  Leiloada pela Bolsa de Arte, Rio de Janeiro
2006 – Vendida pela Galeria Pro-Arte, São Paulo

Localização Atual Exposições Individuais Comentários

É a parte inferior à direita da composição maior originalmente intitulada A casa; pintura que foi apresentada na 37ª EGBA, em 1930, sob o nº 57; e reproduzida no Suplemento do Correio da Manhã, de 10 de agosto 1930, que foi a única imagem completa conseguida da pintura. Uma faixa vertical da tela aparece no canto esquerdo da fotografia de Visconti em seu atelier da Rua Mem de Sá, 60, por volta de 1930. Consta de um “rol de telas” de Louise Visconti, esposa do pintor, para fins de seguro, uma pintura intitulada A família Visconti, com 100 x 80 cm, que provavelmente seja esta pintura. Na composição original, a família está unida por uma espécie de corrente formada pelas mãos de uns que tocam os outros. Em algum momento, antes de 1949, a tela foi dividida em três, talvez por uma avaria grave ocorrida bem no centro da composição, que seria o ponto de intersecção das três partes. Uma faixa vertical de toda a lateral esquerda se perdeu.

Este fragmento consta das quatro listas de obras manuscritas pelo filho do pintor, Tobias d’Angelo Visconti, que registrou a coleção da família, hoje no acervo do Projeto Eliseu Visconti. Na lista datada de 6 de maio de 1979, ele a registrou como “Retrato Tobias mão na cabeça”, e na maior lista, como “Retrato de Tobias lendo apoiado numa das mãos”. Participou da Exposição Retrospectiva de 1949, sob o nº 178; e na de 1994, foi registrada na lista das obras expostas sob o nº 27, com o título Retrato de Tobias com a mão, e a data de 1930. Posteriormente, foi restaurada, tendo apagada a mão de Louise sobre a cabeça do filho, e estampada uma assinatura por serigrafia, com uma matriz confeccionada pelo Projeto Eliseu Visconti, a partir da assinatura reproduzida em destaque na capa do catálogo da Exposição Comemorativa do centenário de nascimento do pintor [CT1967]. Os outros dois fragmentos são Yvonne [P156] e Mãe e filho [P135].

A assinatura do artista foi estampada em conformidade com os incisos I a IV do artigo da Lei nº 5988, de 14/12/1973 (Lei do Direito Autoral), e também em conformidade com a prática internacional.

O Projeto Eliseu Visconti conferiu a esta obra o Atestado de Autenticidade nº 0010, assinado em 19 de dezembro de 2006.

 


Obras Relacionadas


Documentos Relacionados