Utilize o campo abaixo para pesquisar obras por título ou código de identificação:

Selecione uma ou mais características para filtrar a sua pesquisa.

P156 - Yvonne


Assinatura

Procedência

Coleção Yvonne e Henrique Cavalleiro
Coleção Leonardo Visconti Cavalleiro

Localização Atual Comentários

É a parte inferior à esquerda da composição maior originalmente intitulada A casa, suprimida uma faixa lateral. A pintura A casa  foi apresentada na 37ª EGBA, em 1930, sob o nº 57; e reproduzida no Suplemento do Correio da Manhã, de 10 de agosto 1930, que foi a única imagem completa conseguida da pintura. Uma faixa vertical desta composição aparece no canto esquerdo da fotografia de Visconti em seu atelier da Rua Mem de Sá, 60, por volta de 1930. Consta de um “rol de telas” de Louise Visconti, esposa do pintor, para fins de seguro, uma pintura intitulada A família Visconti, com 100 x 80 cm, que provavelmente seja esta pintura. Na composição original, a família está unida por uma espécie de corrente formada pelas mãos de uns que tocam os outros. Em algum momento, antes de 1949, a tela foi dividida em três, talvez por uma avaria grave ocorrida bem no centro da composição, que seria o ponto de intersecção das três partes. Uma faixa vertical de toda a lateral esquerda se perdeu.

Este fragmento ficou esquecido até o final da primeira década do século XXI, quando o recorte de jornal com a reprodução da composição completa foi encontrado por Leonardo, um dos filhos de Yvonne, que resolveu esticar o fragmento num chassi. Uma restauração realizada em 2017, apagou a mão e o braço da mãe, tornando o fundo totalmente neutro. Foi também estampada uma assinatura por serigrafia, com uma matriz confeccionada pelo Projeto Eliseu Visconti, a partir da assinatura reproduzida em destaque na capa do catálogo da Exposição Comemorativa do centenário de nascimento do pintor [CT1967]. Esses mesmos procedimentos foram aplicados em outro fragmento, intitulado Meditação [P115]. O terceiro fragmento é Mãe e filho [P135].

A assinatura do artista foi estampada em conformidade com os incisos I a IV do artigo da Lei nº 5988, de 14/12/1973 (Lei do Direito Autoral), e também em conformidade com a prática internacional.
O Projeto Eliseu Visconti conferiu à obra o Atestado de Autenticidade nº 0520, assinado pelos membros da Comissão de Autenticação das Obras de Eliseu Visconti em 11 de abril de 2018.


Obras Relacionadas


Documentos Relacionados