Utilize o campo abaixo para pesquisar obras por título ou código de identificação:

Selecione uma ou mais características para filtrar a sua pesquisa.

P999 - Alegoria Dantesca


Assinatura

Procedência

Coleção Gilberto C. Cury

Localização Atual Exposições Individuais Exposições Coletivas Publicações Comentários

É mais um estudo, de tamanho médio, para a mesma cena da Divina Comédia, que Visconti havia trabalhado em Paris, como obrigação de pensionista – uma grande composição que não foi executada por falta da verba prometida. Nesta versão, se comparada com os outros estudos sobre o mesmo tema [P984, P985], Visconti aproxima ainda mais a cena do espectador. As figuras em primeiro plano estão maiores proporcionalmente, e aquelas acima dos dois peregrinos não se parecem mais com anjos, mas com almas que se precipitam. Reproduzida em preto e branco no catálogo da exposição OS PRECURSORES, de 1974, sob o nº 20; e no catálogo da exposição ITINERANTE, em 1977/8, sob o nº 17, sendo que nas duas ocasiões fazia parte da coleção Gilberto C. Cury. O catálogo de 1974 nos informa que a pintura é datada, porém não é possível ver a inscrição na reprodução. A imagem a cores aqui apresentada foi retirada do catálogo da exposição A SEMANA DE 22 – ANTECEDENTES E CONSEQUÊNCIAS, de 1972, onde também não é possível visualizar a assinatura ou a data. Mas se a data do catálogo de 1974 está correta, isso pode significar que, 14 anos depois de lhe ter sido negada a verba, a frustração de Visconti por não ter realizado a grande tela para a qual tanto se preparara o fazia repetir estudos sobre o tema, como este e aquele executado em 1908 [P984]. Talvez até com a ideia de ainda realizar a grande composição inspirada em Dante Alighieri.


Obras Relacionadas


Documentos Relacionados