CR1896F - Carta de Rafael Frederico em apoio ao assunto escolhido por Eliseu Visconti para a tela “Saída da vida pecaminosa” – 28 de junho de 1896

  • Tipo de Documento Correspondências - Até 1900
  • Ano 1896
  • Acervo Projeto Eliseu Visconti

Para os que seriam os dois últimos anos de seus estudos na Europa, deveria Visconti executar uma tela de 24 m² intitulada “Saída da Vida Pecaminosa”, tema extraído da Divina Comédia, de Dante. Chegou a executar um estudo de dimensões menores sobre o tema [P985] e submeter o orçamento de doze mil francos para cobrir as despesas materiais com a obra.
Nesta pequena carta, escrita quando Visconti encontrava-se na Espanha, Rafael Frederico presta apoio a Visconti pela escolha do assunto dessa grande tela e pela fonte de inspiração para esta escolha . Com certeza Visconti havia solicitado a opinião do colega, que fora seu companheiro na experiência contestatória do grupo dos modernos e do Ateliê Livre, criado pelos professores e alunos dissidentes da Academia de Belas Artes, que funcionou de julho a novembro de 1890, imediatamente antes da criação da Academia Nacional de Belas Artes.
No entanto, a ajuda financeira para executar o grande quadro, apesar de autorizada pelos professores da Escola Nacional de Belas Artes, foi vetada e a obra nunca foi executada.

Fale Conosco