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P427 - Primavera


Assinatura

Inscrições

A localidade "Paris" e a data "1895", abaixo e um pouco à esquerda da assinatura.

Procedência

Coleção Renato Brogiollo.
1981 (jul.) – Leiloada por Luiz Carlos Moreira, Tableau Arte & Leilões, São Paulo
1983 (out.) – Leiloada por Luiz Carlos Moreira, Tableau Arte & Leilões, São Paulo
1989 (jul.) –  Leiloada por Roberto Haddad, Rio de Janeiro
Coleção Yolanda Queiroz
Coleção Igor Queiroz Barroso

Localização Atual Exposições Individuais Exposições Coletivas Publicações Comentários

Paisagem que se mostra bastante moderna para a época em que foi criada, pois apresenta ângulo incomum, que focaliza mais a delicadeza da relva florida, e os troncos das árvores, num segundo plano iluminado pelo sol que se infiltra através das copas, deixando de fora o céu e o alto das árvores. Indica uma tendência das paisagens de Visconti, que apresentam sempre a linha do horizonte bastante alta. Por diversas vezes, chega a excluir o céu, escondido por trás de um morro, como se pode ver desde Uma rua da favela [P572; P566; P508; P624] ou mostra apenas uma pequena parte dele, como desde Casebre no fim da praia do Flamengo [P571; P553; P435; P430].

No arquivo do Museu D. João VI, da Escola de Belas Artes da UFRJ, há uma carta [CR1895E] na qual Visconti lista 8 pinturas – trabalhos que realizou na Europa e enviou para o Rio de Janeiro como obrigação de pensionista para o segundo ano de estudos em Paris. Dentre estas as obras há uma intitulada “Uma Paisagem Primavera”. É bem  provável que se trate desta pintura, apesar dela não pertencer ao acervo do Museu Dom João VI ou do Museu Nacional de Belas Artes, as duas instituições que herdaram as obras da Pinacoteca da ENBA, à qual pertenciam todos os envios de pensionista. Há relatos de obras que sumiram das paredes das salas de aula da ENBA – quando esta ainda funcionava no prédio que hoje abriga o MNBA – e depois apareciam em leilões. É o que deve ter acontecido, muito provavelmente, a esta pintura, depois de ter sido apresentada na 3ª EGBA, em 1896, sob o nº 140, como Paisagem, e de participar da  Exposição Individual de Visconti, em 1901, registrada em seu catálogo com o n° 29, como Manhã de Primavera.


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