Utilize o campo abaixo para pesquisar obras por título ou código de identificação:

Selecione uma ou mais características para filtrar a sua pesquisa.

P427 - Primavera


Assinatura

Inscrições

A localidade "Paris" e a data "1895", abaixo e um pouco à esquerda da assinatura.

Procedência

Coleção Renato Brogiollo.
1981 (jul.) – Leiloada por Luiz Carlos Moreira, Tabelau Arte & Leilões, São Paulo
1983 (out.) – Leiloada por Luiz Carlos Moreira, Tabelau Arte & Leilões, São Paulo
1989 (jul.) –  Leiloada por Roberto Haddad, Rio de Janeiro

Localização Atual Exposições Individuais Exposições Coletivas Publicações Comentários

Paisagem que apresenta ângulo incomum, pois focaliza mais a delicadeza da relva florida, e os troncos das árvores, num segundo plano iluminado pelo sol que se infiltra através das copas, deixando de fora o céu e o alto das árvores. Indica uma tendência das paisagens de Visconti, que apresentam sempre a linha do horizonte bastante alta. Por diversas vezes, chega a excluir o céu, escondido por trás de um morro, como se pode ver desde Uma rua da favela [P572; P566; P508; P624] ou mostra apenas uma pequena parte dele, como desde Casebre no fim da praia do Flamengo [P571; P553; P435; P430]. É muito provável que seja a pintura apresentada na 3ª EGBA, em 1896, sob o nº 140, como Paisagem, e aquela registrada com o n° 29, no catálogo da Exposição Individual de Visconti, em 1901, como Manhã de Primavera.


Obras Relacionadas