Utilize o campo abaixo para pesquisar obras por título ou código de identificação:

Selecione uma ou mais características para filtrar a sua pesquisa.

P430 - Sob a folhagem


Assinatura

Procedência

Coleção José Mariano Neto

Localização Atual Exposições Individuais Publicações Comentários

Ao fundo, iluminado pelo sol, podem-se ver, mais uma vez, os varais de roupas e a lavadeira a estendê-las. No médio plano e à direita, sentadas sobre a relva, estão Louise e Yvonne, entretidas uma com a leitura e outra com trabalho manual, abrigando-se sob a sombra das árvores, enquanto o pequeno Afonso brinca ao lado delas. O carrinho de bebê e a sombrinha – elementos recorrentes na pintura viscontiana – também compõem a cena. A criança no carrinho pode ser reconhecida como Tobias, pois usa o mesmo chapeuzinho que em outras pinturas [P447; P481]. Portanto, esta deve ser a primeira composição em que Visconti retrata sua esposa e seus três filhos, que será seguida de várias outras [P101; P987; P105; P104; P131]. Em primeiro plano, repete-se a relva ensolarada de colorido intenso e variado, que pode ser vista além da área sombreada.

Herman Lima escreve sobre a Exposição Retrospectiva de 1949, em trecho reproduzido no catálogo de 1954: “na sua prodigiosa mostra do divisionismo do quadro ‘Sob a folhagem’, com que o grande pintor atinge o cimo da sua arte, no que diz respeito à fulgurante realização daquela luz estival que põe cruezas de meio-dia na relva do primeiro e do último plano, contra a densidade da sombra do arvoredo mediano, em jôgo de luminosidade e cromatismo de que só acharia ‘pendant’ no insuperável ‘Campo de trigo’ de Constable, da National Gallery de Londres”. A pintura foi reproduzida na Revista Abigraf com o titulo Família no jardim, e registrada no catálogo de 1954 com a data 1913, embora esta não esteja inscrita na tela. Porém, como Afonso nasceu em 3 de janeiro de 1915, este deve ser o ano aproximado de criação da pintura.


Obras Relacionadas