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P436 - Trigal


Assinatura

Procedência

2002 (maio) – Leiloada por Evandro Carneiro, Rio de Janeiro, com o título Campo de trigo e coquelicots – Saint Hubert

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A data aproximada sugerida para esta pintura refere-se, de forma geral, a todo este quarto período de sua carreira, no qual Visconti quase nunca datou suas obras. Porém, é mais provável que o pintor tenha se dedicado às suas composições de maior fôlego de retorno à França, após ter viajado para o Rio de Janeiro, a fim de entregar e instalar suas decorações no Theatro Municipal. Tendo chegado a Paris em 24 de abril de 1916, desincumbido da grande tarefa, Visconti tinha agora bastante tempo para criar livremente. Ele faz uma série de estudos [P479; P442; P446] da paisagem de um campo de trigo, para uma composição com figuras [P416]. Neste, pode-se vislumbrar o campo de trigo em sua máxima extensão, assim como a linha do horizonte, que além das árvores vistas nos demais estudos, apresenta outras mais. O primeiro plano é também salpicado pelas flores brancas, mas ao fundo e à esquerda pode-se ver um elemento novo, provavelmente o limite do trigal. A pintura foi restaurada em novembro de 2006, no atelier de Cláudio Valério Teixeira; e aprovada na 8ª reunião da Comissão de Autenticação das Obras de Eliseu Visconti, realizada em 21 de julho de 2010. O Projeto Eliseu Visconti conferiu a esta obra o Atestado de Autenticidade nº 0170, assinado pelos membros da Comissão de Autenticação das Obras de Eliseu Visconti em 14 de março de 2011.


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