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P446 - Trigal


Assinatura

Procedência

Coleção Paulo Carlos de Oliveira

Localização Atual Exposições Individuais Publicações Comentários

A data aproximada sugerida para esta pintura refere-se, de forma geral, a todo este quarto período de sua carreira, no qual Visconti quase nunca datou suas obras. Porém, é mais provável que o pintor tenha se dedicado às suas composições de maior fôlego de retorno à França, após ter viajado para o Rio de Janeiro, a fim de entregar e instalar suas decorações no Theatro Municipal. Tendo chegado a Paris em 24 de abril de 1916, desincumbido da grande tarefa, Visconti tinha agora bastante tempo para criar livremente. Ele faz uma série de estudos [P479; P436; P442] da paisagem de um campo de trigo, para uma composição com figuras [P416]. Este seria o esboço mais ligeiro do mesmo campo de trigo, que pode ser reconhecido pelas árvores representadas ao fundo. Dos quatro estudos encontrados, este é o que recebeu menor detalhamento, principalmente no primeiro plano, sendo apenas salpicado por poucas e pequenas flores vermelhas. A pintura foi identificada a partir da pequena fotografia do álbum do Projeto Eliseu Visconti, com etiqueta correspondente à numeração do catálogo da Exposição Retrospectiva de 1949, e no verso da obra, o carimbo e a etiqueta de bordas vermelhas numerada, ambos referentes à mesma exposição. A pintura foi aprovada na 8ª reunião da Comissão de Autenticação das Obras de Eliseu Visconti, realizada em 21 de julho de 2010.


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