Utilize o campo abaixo para pesquisar obras por título ou código de identificação:

Selecione uma ou mais características para filtrar a sua pesquisa.

D752 - A Música – Detalhe – As Três Graças – Cartão de transferência para o painel central do foyer do Theatro Municipal do Rio de Janeiro


Assinatura

,

Inscrições

Abaixo da assinatura da margem superior direita, o ano "1914".

Procedência

1942 – Museu Evocativo do Theatro – Doação do artista
1949 – Museu dos Teatros
2013 – Centro de Documentação da Fundação Teatro Municipal do Rio de Janeiro

Localização Atual Exposições Individuais Exposições Coletivas Comentários

A decoração do foyer do Theatro Municipal do Rio de Janeiro é composta por um grande painel central medindo 16 m x 7 m, representando A Música [P708], e por dois painéis laterais, com aproximadamente 6 m x 4 m cada, simbolizando A Arte Lírica (Inspiração Musical) [P710] e O Drama (Inspiração Poética) [P709].
Neste cartão de transferência para o painel central, Visconti representa as Tres Graças e as musas Polimnia e Tersipcore. As Tres Graças referem-se às antigas deusas da vegetação que compõem o cortejo de Apolo, o deus músico. A elas se atribuem todas as influências benéficas sobre a atividade intelectual e as obras de arte. Polimnia, musa soberana que preside a retórica, está representada em posição de destaque, com duas grandes asas abertas, dedilhando uma lira. E Terpsícore, musa que preside a dança, apresenta-se manejando um violino.
Com o sentimento de preservar para o olhar das futuras gerações o detalhado processo criativo de suas decorações, Eliseu Visconti doou para o governo do então Distrito Federal, em 1942, este e os principais estudos originais realizados para a confecção dos painéis do Theatro Municipal. Para abrigar as obras doadas, foi criado pelo prefeito o Museu Evocativo do Theatro, que mais tarde, em 1949, daria origem ao Museu dos Teatros. Em 17 de outubro de 2013 foi oficializada a transferência do acervo do Museu dos Teatros para a Fundação Teatro Municipal do Rio de Janeiro que, através de seu Centro de Documentação, passou a abrigar todos os estudos doados por Visconti.


Obras Relacionadas