Utilize o campo abaixo para pesquisar obras por título ou código de identificação:
Selecione uma ou mais características para filtrar a sua pesquisa.
A data "1936", logo abaixo da assinatura.
Localização Atual ComentáriosNos primeiros períodos da carreira de Visconti, suas paisagens eram direcionadas mais para a terra, sempre com a linha do horizonte alta, por vezes limitando seu foco abaixo dela [P571; P572; P421; P508]. Na década de 1920, ele começa a demonstrar maior interesse pelo céu nos vários estudos do alto do Morro de Santo Antonio [P532] e outros recantos cariocas [P505]. Mas parece que o céu de Teresópolis lhe chamou a atenção como nenhum outro, pois a partir deste período ele fará diversos estudos [P604; P636; P644; P652] do rendilhado das árvores contra o azul celeste polvilhado de nuvens, provavelmente como estudo para algumas de suas paisagens serranas [P612; P625]. Na pintura em questão, Visconti parece focalizar mais o céu, pois as árvores em primeiro plano são sugeridas sem contorno, em uma massa única, apenas diferenciadas pela variedade do seu colorido outonal. Uma fotografia antiga desta pintura foi arquivada na pasta “Fotos e gravuras de quadros”, organizada pelo filho do pintor Tobias d’Angelo Visconti, hoje pertencente ao Projeto Eliseu Visconti. A pintura foi aprovada na 23ª reunião da Comissão de Autenticação das Obras de Eliseu Visconti, em 17 de março de 2015.