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Nesta pintura o céu, as nuvens e a copa das árvores são representados imersos na névoa serrana, tudo conseguido com poucas e leves pinceladas. Anteriormente, as paisagens de Visconti eram direcionadas mais para a terra, sempre com a linha do horizonte alta, por vezes limitando seu foco abaixo dela [P571; P572; P421; P508]. Na década de 1920, ele começa a demonstrar maior interesse pelo céu nos vários estudos do alto do Morro de Santo Antonio [P532] e outros recantos cariocas [P505]. Mas parece que o céu de Teresópolis lhe chamou a atenção como nenhum outro, pois a partir deste período ele fará diversos estudos [P604; P644; P652; P648] do rendilhado das árvores contra o azul celeste polvilhado de nuvens, provavelmente como estudo para algumas de suas paisagens serranas [P612; P628]. A pintura foi aprovada na 8ª reunião da Comissão de Autenticação das Obras de Eliseu Visconti, em 21 de julho de 2010.