Utilize o campo abaixo para pesquisar obras por título ou código de identificação:
Selecione uma ou mais características para filtrar a sua pesquisa.
Coleção Raphael Parisi
1996 (out.) – Leilão da Bolsa de Arte, Rio de Janeiro
As galinhas são os animais de presença mais constante nas pinturas de Visconti [P556; P997; A902; P474]. Elas fazem parte do repertório de representação de um ambiente característico das paisagens viscontianas – os quintais familiares. O bosque ao fundo sugere o quintal da casa da mãe de Louise, em Saint Hubert, nos arredores de Paris. Para Ana Maria T. Cavalcanti, na comparação desta obra com Maternidade [P415], “… percebemos a evolução de sua pintura no sentido de uma simplificação das formas e de uma intensificação da atmosfera vaporosa”. Na revista Abigraf, foi indicado o título Família no bosque e a data 1913. No entanto, a obra não é datada, o menino de chapéu branco é Tobias, como se vê também em outras pinturas [P101; P496; P428], e por sua aparência, pode-se supor a data aproximada de 1917. Os outros dois filhos de Visconti, Yvonne e Afonso, também estão aqui retratados. Ela, com seu chapéu vermelho [P116; P414], parece mais uma vez ter um livro ou revista nas mãos; enquanto Tobias posa de pintor, ao lado de uma moldura que enquadra seus irmãos – pintura dentro da pintura, como metalinguagem.