Utilize o campo abaixo para pesquisar obras por título ou código de identificação:

Selecione uma ou mais características para filtrar a sua pesquisa.

P442 - Trigal


Assinatura

Procedência

Coleção Otto Sachs
1967 – Doada por Joaquim Monteiro de Carvalho ao MAAC

Localização Atual Exposições Individuais Publicações Comentários

A data aproximada sugerida para esta pintura refere-se, de forma geral, a todo este quarto período de sua carreira, no qual Visconti quase nunca datou suas obras. Porém, é mais provável que o pintor tenha se dedicado às suas composições de maior fôlego de retorno à França, após ter viajado para o Rio de Janeiro, a fim de entregar e instalar suas decorações no Theatro Municipal. Tendo chegado a Paris em 24 de abril de 1916, desincumbido da grande tarefa, Visconti tinha agora bastante tempo para criar livremente. Ele faz uma série de estudos [P479; P436; P446] da paisagem de um campo de trigo, para uma composição com figuras [P416]. Neste, Visconti tratou com especial cuidado as flores no primeiro plano. Elas estão diferenciadas por seu tamanho, cor e formato. Estão concentradas mais à direita, enquanto no lado oposto foi representada uma área mais vazia, talvez, parte de um caminho na plantação de trigo. A pintura foi identificada a partir da pequena fotografia do álbum do Projeto Eliseu Visconti, com etiqueta correspondente à numeração do catálogo da Exposição Retrospectiva de 1949. Quando foi doada ao MAAC, fazia parte da coleção enviada por Assis Chateaubriand, através da Campanha Nacional dos Museus Regionais. Reproduzida no Catálogo Geral do Acervo do MAAC, 1993, p. 101.


Obras Relacionadas