Utilize o campo abaixo para pesquisar obras por título ou código de identificação:

Selecione uma ou mais características para filtrar a sua pesquisa.

P715 - Deveres da Cidade (Painel central do tríptico da Câmara Municipal – Palácio Pedro Ernesto)


Assinatura

Inscrições

Abaixo da assinatura, "Rio, 1919-1923"

Localização Atual Publicações Comentários

A sede do antigo Conselho Municipal, projetada em estilo eclético pelo arquiteto Heitor de Mello, foi construída entre 1920 e 1923. O prédio, vizinho ao Theatro Municipal, à Biblioteca Nacional e ao Museu Nacional de Belas Artes, faz parte de um dos mais importantes conjuntos arquitetônicos da cidade do Rio de Janeiro. Atual Câmara Municipal do Rio de Janeiro, O Palácio Pedro Ernesto ostenta, na escadaria que domina o vestíbulo, o grande tríptico Deveres da Cidade, trabalho impressionista de Visconti concluído em 1923.
Nesta parte central do tríptico, a figura feminina representa a cidade, e a masculina, a legislação. Os painéis laterais homenageiam Oswaldo Cruz [P714] e o prefeito Pereira Passos [P716], identificados com o saneamento e a urbanização da cidade e personificando a transição para a modernidade da então Capital Federal. Para a execução deste tríptico, Visconti contou com o auxílio de Oswaldo Teixeira. A alegoria da Cidade, simbolizada pela figura feminina ao centro do painel central, teve como modelo a esposa de Visconti, Louise, retratada na obra [P246] para este fim. Visconti faria ainda diversos estudos para o tríptico, materializados nos cinco cartões de transferência reproduzidos na biografia de Frederico Barata, mas cuja localização atual é desconhecida. Também um estudo em cores [P713] foi realizado, hoje pertencente ao Museu Histórico da Cidade do Rio de Janeiro.
Texto de Adalberto Mattos, publicado em duas páginas de “O Malho”, de 12 de maio de 1923, intitulado “Os painéis do Conselho Municipal”, contempla o tríptico de Visconti com detalhada descrição. Através deste texto sabe-se que Visconti homenageou o arquiteto Heitor de Mello, perpetuando sua imagem à direita do grande painel.

 


Obras Relacionadas

Fale Conosco