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P715 - Deveres da Cidade (Painel central do Tríptico)


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Abaixo da assinatura, "Rio, 1919-1923"

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A sede do antigo Conselho Municipal, projetada em estilo eclético pelo arquiteto Heitor de Mello, foi construída entre 1920 e 1923. O prédio, vizinho ao Theatro Municipal, à Biblioteca Nacional e ao Museu Nacional de Belas Artes, faz parte de um dos mais importantes conjuntos arquitetônicos da cidade do Rio de Janeiro. Atual Câmara Municipal do Rio de Janeiro, O Palácio Pedro Ernesto ostenta, na escadaria que domina o vestíbulo, o grande tríptico Deveres da Cidade, trabalho impressionista de Visconti concluído em 1923.

Nesta parte central do tríptico, a figura feminina representa a cidade, e a masculina, a legislação. Os painéis laterais homenageiam Oswaldo Cruz [P714] e o prefeito Pereira Passos [P716], identificados com o saneamento e a urbanização da cidade e personificando a transição para a modernidade da então Capital Federal. Para a execução deste tríptico, Visconti contou com o auxílio de Oswaldo Teixeira. A alegoria da Cidade, simbolizada pela figura feminina ao centro do painel central, teve como modelo a esposa de Visconti, Louise, retratada na obra [P246] para este fim. Visconti faria ainda diversos estudos para o tríptico, materializados nos cinco cartões de transferência reproduzidos na biografia de Frederico Barata, mas cuja localização atual é desconhecida. Também um estudo em cores [P713] foi realizado, hoje pertencente ao Museu Histórico da Cidade do Rio de Janeiro.

 


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