Utilize o campo abaixo para pesquisar obras por título ou código de identificação:

Selecione uma ou mais características para filtrar a sua pesquisa.

P713 - Deveres da Cidade – Estudo para o tríptico da Câmara Municipal – Palácio Pedro Ernesto


Assinatura

Inscrições

O estudo apresenta a assinatura de Visconti no canto inferior direito dos três painéis. No painel central há ainda a inscrição da data.

Procedência

1943 – Doação do artista ao Museu Histórico da Cidade, da Prefeitura do Distrito Federal, quando o Rio de Janeiro era sede da capital federal.

Localização Atual Exposições Individuais Publicações Comentários

Estudo preliminar para o grande tríptico [P714; P715; P716] do Palácio Pedro Ernesto, Câmara Municipal do Rio de Janeiro, com o objetivo de estudar as cores e o posicionamento das principais figuras. Sua reprodução na biografia de Barata, p. 142, apresenta a seguinte legenda: “O estudo original da grande decoração tríptica executada no edifício do Conselho Municipal e representando ao centro a glorificação do poder legislativo da cidade e nos painéis laterais a obra de remodelação de Pereira Passos e de saneamento de Oswaldo Cruz. (Concluída em 1923)”. Este esboço foi doado pela antiga Prefeitura do Distrito Federal ao Museu Histórico da Cidade e foi restaurado em junho de 1976 por Carlota Martins dos Santos.
Em 1943, segundo matéria publicada em “O Jornal” de 11 de maio de 1943, satisfeito com a maneira como os estudos das obras do Theatro, doados no ano anterior, foram incorporados ao patrimônio municipal, Visconti fez nova doação ao Museu da Cidade que, à época, funcionava em Copacabana, na Praça Cardeal Arco Verde. Desta feita a doação compreendeu todos os estudos das decorações realizadas para o Palácio Pedro Ernesto, então Conselho Municipal, e para o Palácio Tiradentes, que abrigava a Câmara dos Deputados. E foi incluída na doação do artista este estudo a óleo para o tríptico do Palácio Pedro Ernesto.


Obras Relacionadas