Utilize o campo abaixo para pesquisar obras por título ou código de identificação:

Selecione uma ou mais características para filtrar a sua pesquisa.

D738 - Glorificação do Poder Legislativo – Cartão para o painel central do tríptico “Deveres da Cidade” do Palácio Pedro Ernesto – Rio de Janeiro


Assinatura

Inscrições

Abaixo da assinatura aparece quase que inelegível, a inscrição "Rio" seguido do ano de execução, que supõe-se seja 1923.

Localização Atual Exposições Coletivas Publicações Comentários

A sede do antigo Conselho Municipal, projetada em estilo eclético pelo arquiteto Heitor de Mello, foi construída entre 1920 e 1923. O prédio, vizinho ao Theatro Municipal, à Biblioteca Nacional e ao Museu Nacional de Belas Artes, faz parte de um dos mais importantes conjuntos arquitetônicos da cidade do Rio de Janeiro. Atual Câmara Municipal do Rio de Janeiro – Palácio Pedro Ernesto, ostenta na escadaria que domina o vestíbulo o grande tríptico Deveres da Cidade, trabalho impressionista de Visconti concluído em 1923.
Para o painel central do tríptico [P715], Visconti executou três desenhos. Este desenho corresponde ao cartão de transferência para a parte do centro do painel, que homenageia a cidade do Rio de Janeiro. No cartão está representada a glorificação do Poder Legislativo. A figura sentada no centro do desenho representa a cidade do Rio e, na pintura final, teve como modelo Louise, a esposa de Visconti [P246]. Este cartão, assim como os demais cartões desenvolvidos para o grande tríptico, está desaparecido, e a única imagem que se possui dele foi extraída do livro biográfico de Frederico Barata, de 1944.


Obras Relacionadas