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A data "1921", abaixo da assinatura.
Procedência1998 (abr.) – Leilão da Bolsa de Arte, Rio de Janeiro, como Paisagem Rural
2016 (dez.) – Leilão da Bolsa de Arte
2017 (abr.) – Leilão da Villa Antica, São Paulo
Um tema já antes abordado pelo pintor [P571], que anotou em um de seus blocos, hoje no acervo do Fundo Eliseu Visconti, no MNBA, uma lista de “Trabalhos deixados na minha sahida a 2 de maio de 1906”, e entre eles, um: “Morro de Sto Antonio (Tapera) – A. Coutinho”. Nessa composição, o arvoredo ao fundo está apenas esboçado, em grandes pinceladas de verde, sem nenhum detalhamento, como também, em menor escala, o gramado e arbustos em primeiro plano. Neste período, após sua volta definitiva da Europa, fará vários registros dos casebres [P575; P588] que vão se espalhando pelo Rio de Janeiro, provavelmente surpreso pelo aumento e dispersão da área por eles ocupada [P508; P507], após sete anos de sua ausência. A pintura foi aprovada pela Comissão de Autenticação das Obras de Eliseu Visconti, na sua 11ª reunião, em 7 de julho de 2011.