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P507 - Rua Santa Clara


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Coleção da Galeria Debret

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Apresentando as mesmas proporções da pintura Baixada de Vila Rica [P508], em escala bastante diminuta, parece focalizar apenas o médio plano daquela, mostrando apenas o telhado de uma única edificação maior, no canto inferior direito, e o início da encosta do morro. Entre os barracos do sopé podem-se distinguir diminutas figuras e roupas estendidas no varal. Numa outra composição ainda menor, o pintor parece estudar um dos barracos, acrescentando a figurinha da lavadeira [P588]. Há uma outra pintura de Visconti, retratando mais uma vez o mesmo trecho de morro [P182], datada de 1929.

Ocupado com a encomenda que recebera no ano anterior – o painel decorativo para o plenário da Câmara dos Deputados, Congresso Nacional – Visconti apresenta na 32ª EGBA, de 1925, apenas esta pintura, com o título Vila Rica (Copacabana). O Jornal publicou em 19 de agosto daquele ano: “Um artista que este anno não nos parece representado na altura de seu renome é o sr. Elyseu Visconti. Reproduziu elle em pequena tela um aspecto curioso do bairro de Copacabana – ‘Villa Rica’ – nome pejorativamente dado a aprazivel e pittoresco recanto, onde a pobreza, para se abrigar, tem construído miseráveis barracões. O verde dessa paisagem está, a nosso ver, muito diluido; é um verde fraco, lavado e cru; não evoca o forte vigor da nossa pujante natureza.” O colorido criticado no artigo, tão diferente da composição maior, representa, provavelmente, um dia frio sem a presença do sol. Este título deve ter sido adotado na ocasião da Exposição Retrospectiva de 1949; o nome da rua em homenagem à santa deve-se à influência da colonização portuguesa na ocupação do bairro. A pintura foi identificada a partir da pequena fotografia do álbum do Projeto Eliseu Visconti, na qual aparece a etiqueta manuscrita correspondente à numeração do catálogo de 1949.


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