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Coleção Alexandre Schechner
Coleção Luiz Buarque de Hollanda
Com extraordinária habilidade, Visconti representa, em rápidas pinceladas, todas as texturas que compõem a cena, demorando-se um pouco mais, apenas na cabeça e no chapéu da moça sentada de costas para o observador. O vermelho vivo, que é recorrente nas pinturas de Visconti, desde os nus até as paisagens, ganha aqui uma presença marcante. Um detalhe muito pequeno, mas encantador, é a figurinha de menina que brinca com um arco, ao fundo e à esquerda da tela. Além deste elemento e do chapéu, o arvoredo e a escultura ao fundo confirmam esta obra como parte de uma série de pinturas feitas ao ar livre [P410; P435; P437; P457; dentre outras], como estudos para a grande composição Maternidade [P415]. Esta série que pesquisa em detalhes personagens, elementos, cor, luz e sombra foi realizada entre junho e dezembro de 1905, de acordo com a autorização assinada, para que Visconti pudesse pintar no Jardim do Luxemburgo. No caderno de desenhos de Visconti [CD006], publicado pela Unicamp, em 2008, dois dos esboços para esta grande composição representam o dorso da mulher de chapéu, em ângulo bem próximo ao que se vê aqui. A pintura foi reconhecida pela pequena fotografia do álbum do acervo do Projeto Eliseu Visconti, na qual aparece a etiqueta manuscrita (67) correspondente à numeração do catálogo de 1949.