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P304 - Nu masculino


Assinatura

Procedência

Pinacoteca da Escola Nacional de Belas Artes

Localização Atual Exposições Individuais Publicações Comentários

Não apresenta assinatura pois foi realizada durante a 2ª prova do concurso do Prêmio de Viagem, da ENBA, realizado no final de 1892, no qual os participantes se identificavam com pseudônimos. Visconti usou como anagrama, na primeira fase, prova de desenho de modelo vivo, um triângulo com a base voltada para cima, e foi classificado em 1º lugar. Na segunda e terceira fases, adotou como pseudônimo um significativo “Adeus”. Na 2ª prova – modelo vivo pintado – os trabalhos foram analisados pelo júri diante do modelo na posição escolhida para a mesma. Visconti ficou novamente em 1º lugar e recebeu a seguinte avaliação: “É o que melhor satisfaz quanto á comprehenção do caracter do modello e que melhores qualidades apresenta de pintor e de dezenhador.” O 2º colocado foi considerado regular e os outros dois, totalmente desqualificados. Após a terceira prova, na qual Visconti se classificou mais uma vez em 1º, foi considerado digno do prêmio com grande vantagem sobre os outros. O modelo, muito magro e desengonçado em seu gesto artificial, foi retratado com realismo cruel por Visconti, que não poupou, sequer, o sorriso amarelo e olhar constrangido de total incômodo. No catálogo do Museu Dom João VI, Pintura, escultura e desenho, 1985, ela foi citada como Nu masculino em pé de frente, e há a indicação da data no c.s.e., que, no entanto, não pode ser vista hoje no original, que sofreu várias perdas de massa pictórica.


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