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D753 - Alegoria a Roma – Cartão de transferência para o pano de boca do Theatro Municipal do Rio de Janeiro


Assinatura

Inscrições

Junto à assinatura, o ano "1906".

Procedência

1942 – Museu Evocativo do Theatro – Doação do artista
1949 – Museu dos Teatros
2013 – Centro de Documentação da Fundação Teatro Municipal do Rio de Janeiro

Localização Atual Exposições Individuais Exposições Coletivas Comentários

Visconti executou onze desenhos em papel, de maiores proporções, para as diversas partes do pano de boca [P711], que seriam utilizados como cartões de transferência para a grande tela. O primeiro parágrafo da descrição que Visconti faz do pano de boca menciona Roma, representado pela loba na grande tela: Ao lado do Arco do Triunfo vêm-se Minerva e uma loba, indicando as grandes cidades da civilização ocidental – Roma e Atenas, tendo à direita as figuras de Orfeu e Homero, que precedem a um novo período, caracterizado pela estátua de Santo Ambrósio, o criador da música sacra. Abaixo da loba, o mundo espiritual está simbolizado pelo clero.
Com o sentimento de preservar para o olhar das futuras gerações o detalhado processo criativo de suas decorações, Eliseu Visconti doou para o governo do então Distrito Federal, em 1942, este e os principais estudos originais realizados para a confecção dos painéis do Theatro Municipal. Para abrigar as obras doadas, foi criado pelo prefeito o Museu Evocativo do Theatro, que mais tarde, em 1949, daria origem ao Museu dos Teatros. Em 17 de outubro de 2013 foi oficializada a transferência do acervo do Museu dos Teatros para a Fundação Teatro Municipal do Rio de Janeiro que, através de seu Centro de Documentação, passou a abrigar todos os estudos doados por Visconti.


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