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Junto à assinatura, o ano "1906".
Procedência1942 – Museu Evocativo do Theatro – Doação do artista
1949 – Museu dos Teatros
2013 – Centro de Documentação da Fundação Teatro Municipal do Rio de Janeiro
Visconti executou onze desenhos em papel, de maiores proporções, para as diversas partes do pano de boca [P711], que seriam utilizados como cartões de transferência para a grande tela. O primeiro parágrafo da descrição que Visconti faz do pano de boca menciona Roma, representado pela loba na grande tela: Ao lado do Arco do Triunfo vêm-se Minerva e uma loba, indicando as grandes cidades da civilização ocidental – Roma e Atenas, tendo à direita as figuras de Orfeu e Homero, que precedem a um novo período, caracterizado pela estátua de Santo Ambrósio, o criador da música sacra. Abaixo da loba, o mundo espiritual está simbolizado pelo clero.
Com o sentimento de preservar para o olhar das futuras gerações o detalhado processo criativo de suas decorações, Eliseu Visconti doou para o governo do então Distrito Federal, em 1942, este e os principais estudos originais realizados para a confecção dos painéis do Theatro Municipal. Para abrigar as obras doadas, foi criado pelo prefeito o Museu Evocativo do Theatro, que mais tarde, em 1949, daria origem ao Museu dos Teatros. Em 17 de outubro de 2013 foi oficializada a transferência do acervo do Museu dos Teatros para a Fundação Teatro Municipal do Rio de Janeiro que, através de seu Centro de Documentação, passou a abrigar todos os estudos doados por Visconti.