Utilize o campo abaixo para pesquisar obras por título ou código de identificação:

Selecione uma ou mais características para filtrar a sua pesquisa.

A855 - Ex-libris para a Biblioteca Nacional – Projeto preterido


Assinatura

Localização Atual Comentários

Visconti estabeleceu um vínculo direto com projetos de identidade visual ao criar o emblema [A802] e o ex-libris  da Biblioteca Nacional [A803]. Concebidos em 1903, o ex-libris permanece em uso até os dias atuais.
Foram apresentados por Visconti dois projetos para o ex-libris. Em ambos o artista se utilizou de alguns dos elementos art nouveau e neoclássicos, estilos então em voga. Nas duas composições, ele recorreu à figura feminina com alguns elementos da representação clássica da deusa Atena/Minerva. Mas neste projeto, não escolhido, Visconti apresentou uma versão original para o elmo, símbolo da proteção da mente. No projeto escolhido [A803] para representar a Biblioteca Nacional podemos perceber uma mulher mais madura, menos alegórica e mais contemporânea à época do projeto. No entanto, sua postura e posicionamento são bastante semelhantes aos deste estudo. Os dois projetos apresentados compartilham a maioria dos signos escolhidos, sendo que neste estudo percebe-se a ausência da Antártida na imagem do globo terrestre. (Anais da Biblioteca Nacional vol. 135 – 136 . 2015/2016, p. 25 e 26.)
Um desenho a lápis sobre papel vegetal [D869] representa uma versão preliminar deste estudo preterido. A imagem da obra definitiva, da qual não se tem a localização, foi obtida a partir de uma reprodução que se encontra no acervo do Projeto Eliseu Visconti.


Obras Relacionadas