Utilize o campo abaixo para pesquisar obras por título ou código de identificação:

Selecione uma ou mais características para filtrar a sua pesquisa.

P141 - A visita


Assinatura

Inscrições

A localidade "Rio" e a data "1928", na sequência da assinatura, um pouco abaixo.

Procedência

Coleção Raul Paleto

Localização Atual Exposições Individuais Exposições Coletivas Publicações Comentários

O portão da casa do pintor em Copacabana, que em outras pinturas [P503; P552] é parte da paisagem, agora é elemento de destaque, logo em primeiro plano. Entreaberto, deixa ver a visita que chega com uma menina pequena, ambas segurando com uma mão nas grades de ferro. Yvonne foi modelo para mais essa pintura, mas parece que o objetivo não era fazer-lhe o retrato, e sim, recriar uma cena corriqueira, ocorrida com tantas outras personagens. Por sobre os ombros da moça, descortina-se a paisagem que Visconti tinha da entrada de sua casa, também registrada em outras pinturas [P514; P515; P560]. As bananeiras surgem imponentes do lado direito, fazendo contraponto com um alto poste de eletricidade, à esquerda, que se repete várias vezes, representados bastante tênues, descendo a ladeira, símbolos do avanço do progresso. O azul do céu e do mar no horizonte alto dialoga com o tom mais forte do mesmo azul, no vestido da visitante. A pintura aparece em fotografia do arquivo do Projeto Eliseu Visconti, na parede da 35ª EGBA, ao lado das outras pinturas, tendo no verso manuscritos os títulos das obras de Visconti, de acordo com seu catálogo. No verso, apresenta restos de etiqueta da coleção Raul Paletto, colada na trave superior do chassi, em que se pode ler o título registrado: “Retrato de mulher e filia”. No catálogo da  Sala Especial “Arte Brasileira do século XIX – O perfil de uma coleção”,  foi reproduzida com o título A família.


Obras Relacionadas