Utilize o campo abaixo para pesquisar obras por título ou código de identificação:
Selecione uma ou mais características para filtrar a sua pesquisa.
Coleção Martinho Doria
Coleção Zaira Amoroso Costa
1984 (set.) – Leiloada pela Concorde Galeria de Arte, Rio de Janeiro
Na comparação com a pintura A visita [P141], constata-se que esta era exatamente a vista a partir do portão da casa da família Visconti, em Copacabana. Sem os elementos em primeiro plano daquela composição, podem-se ver melhor aqui a fileira de postes e fios, que descem a ladeira em direção ao mar, e a bica d’água situada bem defronte ao portão. Essa bica, o muro e as bananeiras servem de palco para o grupo em Garotos da Ladeira [P560]. Comparando-se o colorido em ambas, percebe-se que o tom azulado domina toda a paisagem – pois Visconti procura registrar o acentuado efeito atmosférico -, enquanto em Garotos da Ladeira este efeito é mais suave, deixando-se perceber o verde em algumas folhas da bananeira. Apesar da busca deste efeito na paisagem, o pintor não deixa de acrescentar algumas pessoas à esquerda, defronte das árvores, mesmo que em proporções mínimas. Muito raramente ele cria uma paisagem totalmente despovoada. Em relação à pintura de 1911 [P514], pode-se notar que, agora, a construção de alguns prédios mais altos à beira mar já começavam a encobrir a visão do oceano. Reproduzida, em cores, no convite do leilão da Concorde Galeria de Arte, e na capa do seu catálogo. Um exemplar deste catálogo, com uma anotação a caneta, por Tobias d’Angelo Visconti, filho do pintor: “72.000,00”, sem especificação da moeda, pertence ao acervo do Projeto Eliseu Visconti.