Utilize o campo abaixo para pesquisar obras por título ou código de identificação:
Selecione uma ou mais características para filtrar a sua pesquisa.
Acima da assinatura:
"Estudo painel decorativo
B. Nacional
Rio de Janeiro
1911"
2010 (mar.) – ProArte, São Paulo, SP.
2018 (abr.) – Leilão da Bolsa de Arte, Rio de Janeiro, RJ.
Supõe-se que essa pintura, pela inscrição colocada por Visconti, seja um estudo preliminar para o painel decorativo “O Progresso” [P729], da Biblioteca Nacional, onde há dois querubins pintados à direita. Embora o painel seja de 1910, anterior portanto a esse estudo, Visconti pode ter inserido a inscrição e a data de 1911 posteriormente, como um lembrete, já que o estudo não foi adotado por completo no painel.
As figuras de querubins ou putti (do italiano) vêm de longa data na arte ocidental, em especial muito presentes durante o Renascimento italiano, e em seguida no período Barroco. Aqui Visconti mescla querubins com guirlandas de flores, seguindo uma tradição da arte decorativa. Podem ser vistas guirlandas de flores nas decorações que realizou entre 1913 e 1920 para a sala de espetáculos do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, nas pinturas [P735], [P736] e [P737], que se perderam na grande reforma de 1934, quando as arcadas decoradas foram suprimidas para aumentar a capacidade da sala.
Obra aprovada na 50ª reunião da Comissão de Autenticação das Obras de Eliseu Visconti, realizada em 12 de agosto de 2024.