Utilize o campo abaixo para pesquisar obras por título ou código de identificação:
Selecione uma ou mais características para filtrar a sua pesquisa.
A data "92", logo abaixo e um pouco à direita da assinatura, que não corresponde à sua criação.
Procedência2010 (jan.) – Leilão Roberto Haddad, Rio de Janeiro
Localização Atual Exposições Coletivas ComentáriosEsta pequena pintura apresenta o tema rural característico do período de formação da carreira de Visconti, e uma assinatura com o “E” invertido [P255; P565], que o pintor só usou por volta de 1890, quando ainda hesitava entre diversos formatos. Apesar de apresentar a inscrição da data “92”, esta não corresponde à criação da obra, pois, uma resenha sobre a exposição do Atelier Livre, publicada no jornal O Paiz, em dezembro de 1890, após dizer que Visconti abusava do verde, conclui: “um só quadrinho em que não se nota esse abuso é o melhor e é aquelle que nos mostra um pardieiro amarello sob a ramada de uma bella arvore bem colorida.” Assim, não resta dúvida de que esta data foi colocada posteriormente, intencional ou equivocadamente, o que ocorreu também em outras pinturas de Visconti [P132 e P127, por exemplo]. Na pasta de documentos referentes à Exposição Retrospectiva de Visconti, de 1949, do acervo do MNBA, existe uma fotografia dessa pintura em preto e branco. No entanto, a pintura não está registrada no catálogo da exposição.