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P467 - Jardim do Luxemburgo


Assinatura

Procedência

Coleção Yvonne Visconti Cavalleiro

Localização Atual Publicações Comentários

Dentre as pinturas de Visconti representando esse jardim, algumas têm a metade inferior da tela totalmente ocupada apenas com o chão [P437; P457; P462; P466; P485; P693], como nesta, o que sugere que ele estudava o efeito rendilhado da ramagem projetada pelas sombras das copas das árvores. Esse efeito de luz e sombra, o arvoredo ao fundo e a representação das figuras confirmam esta obra como parte de uma série de pinturas feitas ao ar livre, como estudos para a grande tela Maternidade [P415]. Esta série que pesquisa em detalhes personagens, elementos, cor, luz e sombra foi realizada entre junho e dezembro de 1905, de acordo com a autorização assinada, permitindo que Visconti pintasse no Jardim do Luxemburgo. A pintura foi reproduzida no catálogo Aspectos de Paris por Pintores Brasileiros, MNBA, junho de 1945, e no jornal A Manhã, ao lado de Gioventù [P327], As três Marias [P234], Recompensa de São Sebastião [P331], Oréadas [P333], As duas irmãs ou No verão [P315], Mamoeiro [P955] e Nu deitado [P314]; todas composições de grande ou médio porte, o que nos sugere suas dimensões, que não são conhecidas.


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