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P352 - Dorso de mulher


Assinatura

Inscrições

A localidade "Paris" e a data "1895", logo abaixo da assinatura.

Procedência

1937 – Transferida da Pinacoteca da ENBA para o recém-criado MNBA.

Localização Atual Exposições Individuais Exposições Coletivas Publicações Comentários

De acordo com o “Regulamento para o processo dos concursos na Escola Nacional de Belas Artes para os lugares de pensionistas do Estado na Europa”, em seu Capítulo 6º – Dos deveres dos pensionistas, Visconti deveria enviar para a ENBA, no seu segundo ano de estágio em Paris, oito estudos pintados. No acervo do Projeto Eliseu Visconti há um esboço desenhado desta pintura, feito num bloquinho de notas [CD004], onde o bolsista parece ter registrado os envios que faria, relativos ao seu segundo ano, com a inscrição: “Tamanho natural”. Uma carta de Visconti listando obras enviadas em 1895, do arquivo do Museu Dom João VI [CR1895E] traz o título “Tronco de mulher de costas”, que poderia ser relacionado a esta academia, porém, este título adequa-se melhor a outra [P306] na qual os braços da modelo se apresentam no mesmo plano, configurando uma posição totalmente de costas. Somente outro título listado na carta poderia ser relacionada à pintura aqui em questão: “Tronco de mulher loura, ‘tamanho natural'”. Embora o cabelo da figura representada, assim como a vemos hoje, não possa ser chamado do louro, sabemos que o verniz aplicado sobre as pinturas, assim como camadas de sujidade acrescentadas ao longo de mais de um século, escurecem muito as tintas originalmente aplicadas. A modelo tem a cintura bastante afunilada; com uma mão toca seu rosto e com a outra, a parte de trás da cabeça, marcando bem, assim, a saliência de um ombro e de uma omoplata. A pintura foi reproduzida em preto e branco, no Catálogo Geral das Galerias de Pintura e Escultura, da ENBA, de 1923, p. 183, como Tronco de mulher. Segundo os registros do Museu Nacional de Belas Artes, tem procedência desconhecida, mas certamente, foi um envio de pensionista, que por ter participado de uma Exposição Geral de Belas Artes, não foi destinada ao Museu Dom João VI, onde ficaram as obras consideradas didáticas, quando da divisão do acervo da Pinacoteca da ENBA, em 1937. Outros envios do segundo ano de estágio: P557, P305, P306, P307, P335, P315.


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