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P352 - Dorso de mulher


Assinatura

Inscrições

A localidade "Paris" e a data "1895", logo abaixo da assinatura.

Procedência

1937 – Transferida da Pinacoteca da ENBA para o recém-criado MNBA.

Localização Atual Exposições Individuais Exposições Coletivas Publicações Comentários

De acordo com o “Regulamento para o processo dos concursos na Escola Nacional de Belas Artes para os lugares de pensionistas do Estado na Europa”, em seu Capítulo 6º – Dos deveres dos pensionistas, Visconti deveria enviar para a ENBA, no seu segundo ano de estágio em Paris, oito estudos pintados. A família Visconti guarda o esboço desenhado desta pintura, feito num bloquinho de notas [CD004], onde o bolsista parece ter registrado os envios que faria, relativos ao seu segundo ano, com a inscrição: “Tamanho natural”. A modelo tem a cintura bastante afunilada; com uma mão toca seu rosto e com a outra, a parte de trás da cabeça, marcando bem, assim, a saliência de um ombro e de uma omoplata. A pintura foi reproduzida em preto e branco, no Catálogo Geral das Galerias de Pintura e Escultura, da ENBA, de 1923, p. 183, como Tronco de mulher. Segundo os registros do Museu Nacional de Belas Artes, tem procedência desconhecida, mas certamente, foi um envio de pensionista, que por ter participado de uma Exposição Geral de Belas Artes, não foi destinada ao Museu Dom João VI, onde ficaram as obras consideradas didáticas, quando da divisão do acervo da Pinacoteca da ENBA, em 1937. Outros envios do segundo ano de estágio: P305, P306, P307, P557, P335.


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