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P311 - Fatigada


Assinatura

Procedência

Coleção D. João Martins da Silva

Localização Atual Exposições Coletivas Publicações Comentários

Uma descrição publicada na Gazeta de Notícias, de 28 de setembro de 1898, por ocasião da EGBA, ainda lhe cai muito bem: “Um modelo, mulher de formas delicadas e graciosas, cansada de posar, deitou-se de costas no divan e ahi, com os joelhos dobrados e os braços cruzados sobre a cabeça, deixa-se estar socegada, com o corpo entorpecido pelo far niente”. Na biografia de Barata, sua legenda informa ser um nu em tamanho natural, de coleção particular na França. Porém, Henrique Bernardelli, em carta de 19 de outubro de 1898, comenta sobre os nus que Visconti vinha mandando para o Rio, e depois de contar que o pintor tivera um “compartimento especial” na EGBA daquele ano, fala da venda de um de seus nus expostos, por dois contos de réis, a um tal D. João Martins da Silva. Como os outros nus de Visconti expostos naquela ocasião (P302; P314; P325) continuaram após esta data na posse do pintor, por exclusão, aquele vendido só pode ser Fatigada.

Nos arquivos do Projeto Eliseu Visconti há dois esboços preliminares desenhados desta pintura, feitos num bloquinho de notas [CD004]. A obra foi exposta no Salon de Paris, em 1897, como Noceuse, sob o nº 1230. Reproduzida tanto no catálogo desta mostra [CT1897A], p. 113, como em Le nu au Salon [CT1897] com o título Rêve Mystique, nesta última publicação junto a duas poesias que Armand Silvestre lhe dedica. Essa troca de títulos ocorrida em Paris, não se sabe se no Salon ou apenas no seu catálogo, a fez confundir com a pintura Sonho místico [P325], do acervo do MNBA de Santiago do Chile.


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