Utilize o campo abaixo para pesquisar obras por título ou código de identificação:

Selecione uma ou mais características para filtrar a sua pesquisa.

A853 - Três figuras femininas – Prova para a capa do Annuário Fluminense 1902


Assinatura

Inscrições

No canto inferior esquerdo, antes da assinatura, a inscrição "Rio 1901".
No canto inferior direito, a inscrição "Off. Graph E. Bevilacqua & C.".

Procedência

Coleção Tobias d’Ângelo Visconti
Coleção Tobias Stourdze Visconti

Localização Atual Exposições Individuais Exposições Coletivas Publicações Comentários

Este trabalho constitui uma das cinco provas para a capa do Annuário Fluminense de 1902, publicação que se definia à época como um almanaque histórico da cidade do Rio de Janeiro.
Esta obra difere das provas [A841 e A851], pois não incorpora o detalhe da cúpula da igreja da Candelária à esquerda da imagem. Também os traços dos rostos das figuras femininas não estão definidos, apenas indicados. Em relação à obra [A852], apresenta menos detalhada a renda da roupa da figura feminina central e a copa da árvore mais esbranquiçada. A pesquisa para este Catálogo Raisonné não encontrou um exemplar a cores do Annuário Fluminense que permitisse comparar as cores impressas com as utilizadas nesta prova. Nota-se que a figura feminina central tem a coloração dos cabelos diferente daquela apresentada na obra [A841].
Irma Arestizabal, no catálogo da exposição Eliseu Visconti e a Arte Decorativa, de 1983, comenta sobre esta obra: Em muitas ilustrações (de Visconti) a mulher é o tema dominante. Se nos aparece sempre jovem e esbelta, pálpebras caídas, cabelos compridos e ondulados, gesto sensual nos lábios, expressivo movimento das mãos. …Num caderno de Visconti lemos “evitar numa composição a igualdade de massas”. Observando os seus desenhos vemos que muitas vezes acentua a composição sobre o lado direito, como na capa do Annuário Fluminense, onde três deliciosas cabeças femininas criam, no primeiro plano, a curva que se contrapõe à reta da árvore ao fundo….O jogo frente, perfil, semi perfil nas cabeças a diferentes alturas, as diagonais formadas por olhares, flauta, lápis e folhas dão um movimento a estas composições. 
Três esboços para a capa do Annuário Fluminense estão no caderno de desenho [CD010].


Obras Relacionadas

Fale Conosco