Utilize o campo abaixo para pesquisar obras por título ou código de identificação:

Selecione uma ou mais características para filtrar a sua pesquisa.

A851 - Três figuras femininas – Prova para a capa do Annuário Fluminense 1902


Assinatura

Inscrições

No canto inferior esquerdo, antes da assinatura, a inscrição "Rio 1901".
No canto inferior direito, a inscrição "Off. Graph E. Bevilacqua & C.".

Procedência

Coleção Tobias d’Ângelo Visconti
Coleção Tobias Stourdze Visconti

Localização Atual Exposições Individuais Exposições Coletivas Publicações Comentários

Este trabalho constitui uma das cinco provas para a capa do Annuário Fluminense de 1902, publicação que se definia à época como um almanaque histórico da cidade do Rio de Janeiro.
Esta prova se aproxima da capa definitiva impressa, incorporando detalhes como os traços mais acabados dos rostos das figuras femininas e o detalhe da cúpula da igreja da Candelária à esquerda da imagem, embora menos definido que na obra [A841]. A pesquisa para este Catálogo Raisonné não encontrou um exemplar a cores do Annuário Fluminense que permitisse comparar as cores impressas com as utilizadas nesta prova. Nota-se que a figura feminina central tem a coloração dos cabelos diferente daquela apresentada na obra [A841]. 
Irma Arestizabal, no catálogo da exposição Eliseu Visconti e a Arte Decorativa, de 1983, comenta sobre esta obra: Em muitas ilustrações (de Visconti) a mulher é o tema dominante. Se nos aparece sempre jovem e esbelta, pálpebras caídas, cabelos compridos e ondulados, gesto sensual nos lábios, expressivo movimento das mãos. …Num caderno de Visconti lemos “evitar numa composição a igualdade de massas”. Observando os seus desenhos vemos que muitas vezes acentua a composição sobre o lado direito, como na capa do Annuário Fluminense, onde três deliciosas cabeças femininas criam, no primeiro plano, a curva que se contrapõe à reta da árvore ao fundo….O jogo frente, perfil, semi perfil nas cabeças a diferentes alturas, as diagonais formadas por olhares, flauta, lápis e folhas dão um movimento a estas composições. 
Três esboços para a capa do Annuário Fluminense estão no caderno de desenho [CD010].


Obras Relacionadas