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P972 - Comungantes


Assinatura

Procedência

1903 (dez.) – Venda pela Galeria Rembrandt
Galeria do Dr. Villela dos Santos

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A composição apresenta, em relação ao seu esboço [P973], algumas modificações. Observa-se que Visconti optou por diminuir o número das comungantes para seis, e ocupar melhor o espaço circular, aproximando as figuras do observador e dispondo-as também num nível mais alto, o que diminui proporcionalmente o fundo. A cena expressa não tanto um sentimento religioso, mas principalmente a pureza e docilidade das jovenzinhas que cantam hinos em volta da madre. Foi exposta no Salon de la Société des Artistes Français, de Paris, inaugurado no dia 1º maio 1895, como Communiantes, sob o nº 1895, e reproduzida em seu catálogo [CT1895], a partir de uma gravura linear, que representa seu sombreado por hachuras, ao lado de uma Castidade, de C. Henry-Daudin. Num documento assinado por Visconti, do arquivo do Museu Dom João VI [CR1895F], no qual ele relaciona três pinturas de sua propriedade que está enviando de Paris para a exposição anual da Escola Nacional de Belas Artes, no Rio de Janeiro, consta um “‘Commungantes’ medindo 1,20 cm quadrado”. É certo que se trata desta obra, pois, a diferença nas dimensões deve-se ao fato da medição incluir a moldura. Seu estudo foi exibido na Exposição Retrospectiva de 1949, no MNBA, sob o n° 28. O Correio da Manhã, em sua edição de 25 de dezembro de 1903, noticiou a venda de “Comungantes” pela Galeria Rembrandt, com comentários sobre Visconti.


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