Utilize o campo abaixo para pesquisar obras por título ou código de identificação:

Selecione uma ou mais características para filtrar a sua pesquisa.

P692 - Chafariz em Nápoles


Assinatura

Inscrições

Junto à assinatura, o ano, "19??", pouco legível.

Procedência

2017 – Leilão da Villa Antica, São Paulo.
2019 (abr.) – Leilão Galeria de Arte Firenze, Belo Horizonte.

Localização Atual Comentários

Este pequeno óleo de Visconti representa uma fonte localizada em Nápoles, Itália, no meio de uma grande praça. Denominada a “Fonte das quatro estações”, é popularmente conhecida como “Fontana delle Paparelle”. A taça da fonte é originária de Salerno, retirada do centro do quadripórtico normando da catedral de San Matteo, onde existia desde o século XI; a transferência da taça causou grande dor ao povo de Salerno, que por muito tempo reivindicou o seu retorno.
Com certeza Visconti, sabedor dessa história, registrou esta pequena paisagem em madeira ao passar por Nápoles, cidade próxima a Giffoni Valle Piana, província de Salerno, onde moravam sua mãe e irmãs. Em um de seus cadernos [CD012] Visconti relata sobre uma viagem a Nápoles que teria feito em fevereiro de 1909. No entanto, o  número pouco legível identificado junto à assinatura desta obra  não permite confirmar o ano de 1909 como a data de realização desta pintura.
A pintura foi aprovada na 34ª reunião da Comissão de Autenticação das Obras de Eliseu Visconti, realizada em 11 de dezembro de 2018.


Obras Relacionadas