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A localidade "Paris" e a data "1895", junto à assinatura.
Localização Atual Exposições Individuais Exposições Coletivas PublicaçõesApresenta assinatura rara, em que a inicial V tem hastes duplas, e a inicial E, em ziguezague, é colocada no interior daquela. Apesar dessa configuração não ter sido encontrada em outra obra, o formato das letras é bastante característico de Visconti. Pequeno esboço para a pintura Nu deitado [P314], do MNBA, em que a figura já se encontra na posição definitiva, porém apresenta um elemento a mais, que assume uma grande importância nessa composição por suas proporções: uma cadeira colocada de perfil, imediatamente atrás das pernas da modelo, ficando quase no mesmo plano que ela e ocupando pouco menos que um quarto da tela. Sobre o assento e o espaldar da cadeira estão esboçados panos coloridos, que sugerem roupas. Não é difícil imaginar porque Visconti fez desaparecer a cadeira no quadro final – a presença das roupas implica em que elas foram despidas pela mulher ao lado. Isso a faria descer do pedestal intocável de nu clássico – absoluto e atemporal –, para a categoria das coisas mundanas e corriqueiras, o que poderia tornar a obra inaceitável num salão oficial do final do século XIX. Reproduzida em cores, no catálogo Jóias da Pintura Oitocentista Brasileira, 1977, como Sonhando.