Utilize o campo abaixo para pesquisar obras por título ou código de identificação:

Selecione uma ou mais características para filtrar a sua pesquisa.

D326 - Oréadas – Estudo

ORÉADAS - ESTUDO - PASTEL - c.1898 - LOCALIZAÇÃO DESCONHECIDA

Assinatura

Localização Atual Publicações Comentários

Juntamente com Melancolie [P327], a pintura Oréadas [p333] participou da Exposição Universal de Paris, em 1900, como Les Oréades, conquistando uma medalha de prata para seu autor [PR1900]. Segundo uma ficha catalográfica antiga do MNBA, foi adquirida em 15 de janeiro de 1903, para a Pinacoteca da ENBA. O Correio Paulistano, edição de 13 de fevereiro de 1903 registrou a aquisição. Na foto de Visconti em seu atelier de Paris, em 1899, o pintor está sentado na frente da pintura Oréadas, com pincéis e paleta na mão, e voltado para este estudo em pastel que se encontra no cavalete.
Além deste estudo em pastel, existem vários outros estudos desenhados para a pintura Oréadas [D354; D355; D463; D302; D585; D598], mas, os primeiros esboços para Oréadas foram os desenhos registrados num caderno de notas de Visconti [CD002], do antigo acervo da Biblioteca Mindlin. Nele estão também as primeiras ideias para os outros painéis de um tríptico que ficou apenas no estudo [P994], do qual Oréadas seria o painel da esquerda.
A imagem desta obra foi obtida de reprodução à página 25 do livro “Eliseu Visconti e seu tempo”, de Frederico Barata, identificada como primeira esquisse de “Dansa das Oréadas”. A obra aparece também em foto de Visconti em seu ateliê de Paris, no cavalete de pintura. Atrás do artista pode ser vista a obra final “Oréadas”.


Obras Relacionadas